Dinâmica Adultos Lição 13: Voltados os olhos para a Bendita Esperança
Dinâmica: Arrumando a Mala
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição: Voltados os olhos para a Bendita Esperança.
– Perguntem: A que se refere a Bendita Esperança?
Aguardem as respostas.
Depois, leiam Tito 2.13:
“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo”.
Observação: Ao fazer uma pergunta para os alunos, vocês estão utilizando o método de Perguntas e Respostas.
– Em seguida, apliquem a dinâmica “Arrumando a mala”.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
Lembram-se daquela proposta que fiz na lição 01?
“Perguntar: Quem é o Espírito Santo?
Anotar todas as respostas numa folha de papel madeira ou cartolina e reservar.
Falar que ao longo desta aula e das subsequentes, vocês vão acrescentando outras informações sobre o Espírito Santo, que serão citadas pelos alunos através da assimilação do conteúdo”.
Agora, pequem a folha de papel madeira e peçam para que os alunos citem o que aprenderam com a lição …, utilizando frases curtas e/ou palavras”.
Tenho certeza de que foi muito produtivo!
Então, para a conclusão do trimestre apresentem as folhas de papel madeira da atividade proposta acima(que foi realizada ao longo do trimestre) e perguntem: Quem é o Espírito Santo? Qual sua atuação?
Aguardem as respostas. Depois, leiam com os alunos as frases ou palavras já escritas(nas folhas de papel madeira) sobre o Espírito Santo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Arrumando a Mala
Objetivo: Refletir sobre a necessidade de estar preparado para a Vinda de Jesus.
Material:
02 cartolinas
02 pincéis atômicos.
Procedimento:
– Escolham dois alunos e falem: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o voo será daqui a uma hora.
– Digam: Vocês têm 01 minuto para “arrumar a mala”.
– Mostrem a mala, que será representada pelo quadro branco ou a cartolina.
– Solicitem para que eles escrevam os nomes dos objetos que irão levar.
– Cronometrem o tempo não deixem passar nenhum segundo e em seguida peçam para que parem de escrever.
– Várias situações podem acontecer:
1 – Pelo pouco tempo, os 02 alunos não conseguirem arrumar a mala.
2 – Mesmo tendo pouco tempo, os alunos conseguirem arrumar a mala, colocando objetos de mais necessidade.
3 – Os alunos recusarem arrumar a mala, porque considera difícil arrumá-la em pouco tempo.
4 – Um aluno conseguir arrumar a mala e outro não.
Observação: Qualquer que seja o resultado, há lições a serem extraídas quanto ao tema da Vinda de Jesus.
– Falem: Vamos estudar sobre a Vinda de Jesus e este resultado pode nos remeter a preparação do crente para o arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos.
Vejamos:
Para a situação 01: Não se prepararam para o Arrebatamento, negligenciou suas ações no tempo para a preparação.
Para a situação 02: Prepararam-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o tempo e as ações.
Para a situação 03: Recusaram-se o momento de preparação para o Arrebatamento, mesmo tendo sido avisado para se organizarem.
Para a situação 04: Um se preparou para o Arrebatamento no tempo certo e o outro descuidou-se.
– Falem: O importante é que todos estejam preparados para o encontro com Jesus no Arrebatamento.
– Para finalizar, falem: O estudo sobre a vinda de Jesus é o tema da lição de hoje.
– Então, comecem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.
Fonte:Atitude de Aprendiz