Dinâmica Adultos: Proclamando
Lição 01: Ezequiel, o Atalaia de Deus
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
Tema: A Justiça Divina – A Preparação do Povo de Deus para os Últimos Dias no Livro de Ezequiel
Capa:
O que vemos?
01 Bíblia em posição horizontal
01 malhete ou martelo em cima da Bíblia
Observação:
Malhete, pequeno martelo de 02 cabeças, é um dos símbolos do direito e da justiça, utlizado pelos juízes para dar o veredito final(dados da Internet).
O que isto tem a ver com o tema?
Deus é o justo juiz que tem poder e autoridade para “bater o martelo” acerca do pronunciamento dos juízos sobre seu povo. Mas, aponta o caminho de esperança, que podemos encontrar na Bíblia.
Comentarista: Pastor Esequias Soares
Apresentem informações sobre ele, vejam na introdução do plano de aula(página 04) contida na lição 01. Se possível, mostrem uma foto dele.
Lições do trimestre:
Realizem uma leitura alternada dos títulos das lições; uma parte da turma ler os números ímpares e a outra, os pares.
03 – Agora, trabalhem a lição 01:
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Ezequiel, o Atalaia de Deus. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
– Peçam para que os alunos abram a Bíblia neste livro e observem a quantidade de capítulos. São 48.
– Estimulem os alunos para realizar a leitura deste livro: menos de um capítulo por dia durante o período do trimestre.
– Falem que a estrututura do livro está dividida em 03 partes.
Coloquem no quadro as seguintes informações:
Parte 01: capítulos 1 a 24
Parte 02: capítulos 25 a 32
Parte 03: capítulos 33 a 48
Nas lições, serão estudados os temas referentes a parte 01 e 03.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
– Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Proclamando
Objetivos:
Contextualizar o tema aula sobre a função de atalaia do personagem Ezequiel.
Exemplificar o ato de evangelizar e refletir sobre os resultados.
Material:
Lanternas, velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).
TNT preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).
Procedimento:
– Após trabalhar o conteúdo da lição, falem:
Estudamos sobre vários pontos sobre a vida, a função de atalaia exercida pelo profeta Ezequiel e o livro que leva seu nome.
Mas, o que a função de atalaia tem a ver conosco?
Deixem a pergunta “no ar”, sem resposta no momento. Depois da aplicação da dinâmica, os alunos poderão deduzir e expor o que perceberam de semelhança proposta na pergunta realizada anteriormente.
– Depois, dividam a turma em dois grupos.
O grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou isqueiros.
O grupo 02 representará aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma faixa de TNT de cor preta.
– Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.
– Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam aos alunos deste grupo para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros.
– Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que os seus componentes coloquem a venda(TNT preto) sobre os olhos.
– Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das trevas?
Certamente as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.
– Então, solicitem para que os membros grupo 01, com suas lanternas acesas, cheguem até o grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.
Observação muito importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.
– Aqueles que aceitarem deverão retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo 01.
– Agora, retomem a pergunta inicial: O que a função de atalaia tem a ver conosco?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que se assemelha quanto ao ato de alertar sobre necessidade de mudança de vida, apontando a esperança de restauração, através da salvação.
– Concluam, falando que devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do Espírito Santo.Reflitam ainda sobre os resultados da evangelização. Leiam Rm 10.14.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz