Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Dinâmica Adultos: Proclamando

Lição 01: Ezequiel, o Atalaia de Deus

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:

Tema: A Justiça Divina – A Preparação do Povo de Deus para os Últimos Dias no Livro de Ezequiel

Capa:

O que vemos?

01 Bíblia em posição horizontal

01 malhete ou martelo em cima da Bíblia

Observação:

Malhete, pequeno martelo de 02 cabeças, é um dos símbolos do direito e da justiça, utlizado pelos juízes para dar o veredito final(dados da Internet).

O que isto tem a ver com o tema?

Deus é o justo juiz que tem poder e autoridade para “bater o martelo” acerca do pronunciamento dos juízos sobre seu povo. Mas, aponta o caminho de esperança, que podemos encontrar na Bíblia.

Comentarista: Pastor Esequias Soares

Apresentem informações sobre ele, vejam na introdução do plano de aula(página 04) contida na lição 01. Se possível, mostrem uma foto dele.

Lições do trimestre:

Realizem uma leitura alternada dos títulos das lições; uma parte da turma ler os números ímpares e a outra, os pares.

03 – Agora, trabalhem a lição 01:

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Ezequiel, o Atalaia de Deus. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

– Peçam para que os alunos abram a Bíblia neste livro e observem a quantidade  de capítulos. São 48.

– Estimulem os alunos para realizar a leitura deste livro:  menos de um capítulo por dia durante o período do trimestre.

– Falem que a estrututura do livro está dividida em 03 partes.

Coloquem no quadro as seguintes informações:

Parte 01: capítulos 1 a 24

Parte 02: capítulos 25 a 32

Parte 03: capítulos 33 a 48

Nas lições, serão estudados os temas referentes a parte 01 e 03.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

– Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Proclamando

Objetivos:

Contextualizar o tema aula sobre a função de atalaia do personagem Ezequiel.

Exemplificar o ato de evangelizar e refletir sobre os resultados.

Material:

Lanternas, velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).

TNT preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).

Procedimento:

– Após trabalhar o conteúdo da lição, falem:

Estudamos sobre vários pontos sobre a vida, a função de atalaia exercida pelo profeta Ezequiel e o livro que leva seu nome.

Mas, o que a função de atalaia tem a ver conosco?

Deixem a pergunta “no ar”, sem resposta no momento. Depois da aplicação da dinâmica,  os alunos poderão deduzir e expor o que perceberam de semelhança proposta na pergunta realizada anteriormente.

– Depois, dividam a turma em dois grupos.

O grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou isqueiros.

O grupo 02 representará aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma faixa de TNT de cor preta.

– Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.

– Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam aos alunos deste grupo para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros.

– Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que os seus componentes coloquem a venda(TNT preto) sobre os olhos.

– Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das trevas?

Certamente as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.

– Então, solicitem para que os membros grupo 01, com suas lanternas acesas, cheguem até o grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.

Observação muito importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.

– Aqueles que aceitarem deverão retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo 01.

– Agora, retomem a pergunta inicial: O que a função de atalaia tem a ver conosco?

Aguardem as respostas.

Espera-se que os alunos falem que se assemelha quanto ao ato de  alertar sobre  necessidade de mudança de vida, apontando a esperança de restauração, através  da salvação.

– Concluam, falando que devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do Espírito Santo.Reflitam ainda sobre os resultados da evangelização. Leiam Rm 10.14.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...