Dinâmica Adultos: Queridinho dos pais?
Lição 02: A Predileção dos Pais por um dos Filhos
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Predileção dos Pais por um dos Filhos. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Queridinho dos pais?”.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
– Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Queridinho dos pais?
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o favoritismo de Isaque por Esaú e Rebeca por Jacó, que trouxe sérias consequências familiares.
Material:
01 cesta de frutas variadas
Procedimento:
– Apresentem para os alunos uma cesta com vários tipos de frutas.
– Passem a cesta para os alunos verem e falar qual daquelas frutas eles têm preferência.
Qual a razão dessa preferência por determinada fruta?
Deixem que os alunos falem.
– Depois, perguntem: Qual sua cor preferida? Por quê?
Aguardem as respostas.
– Falem: Aqui nestas 02 situações vocês falaram sobre suas escolhas e preferências por frutas e cores.
Certamente estas preferências não trazem consequências negativas para você e sua família.
Mas, na lição de hoje vamos estudar sobre um tipo de preferência que pode causar sérias consequências familiares, emocionais e psicológicas, que é a predileção dos pais por determinado filho, tendo como fonte de estudo a situação do casal Isaque e Rebaca; Isaque tinha favoritismo por Esaú e Rebeca por Jacó.
– Falem: Vamos começar?
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz