Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Dinâmica Jovens: Caminho do ímpio e do justo

Lição 02: O Caminho do ímpio e do justo

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Caminho do ímpio e do justo. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica  “Caminho do ímpio e do justo”.

 – Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Caminho do ímpio e do justo

Objetivos:

Enfatizar o conteúdo do salmo 01 acerca do caminho dos justos e dos ímpios.

Proporcionar momento reflexão sobre conselhos bons e maus.


Material:

06 placas para 04 grupos, contendo as expressões a seguir: CERTO, ERRADO, FAÇA, NÃO FAÇA, ISTO É BOM, ISTO NÃO É BOM.

Procedimento:

– Dividam a turma em 04 grupos e distribuam 06 placas para cada grupo, deixando de fora 02 alunos

– Falem:

Grupo 01 representará Colegas evangélicos.

Grupo 02 representará Colegas não evangélicos.

Grupo 03 representará Família Evangélica.

Grupo 04 representará Família não Evangélica.

– Agora, afirmem: Os dois colegas de vocês vão ler sobre uma situação.  À medida que as situações forem apresentadas, os membros do grupo opinam, mostrando através das placas seus posicionamentos.

Observações:

1 – Não se surpreendam se aparecem respostas inesperadas.

2 – Dentro de um mesmo grupo, pode haver respostas diferentes.

– Quando as placas forem apresentadas, solicitem que apresentem suas argumentações. Façam as intervenções necessárias.

– Chamem 01 aluno e peçam para que leia a situação com 03 partes. Após a leitura de cada parte os grupos opinam.

1 – “Estou conversando com um rapaz, que não é evangélico, através da  internet há um bom tempo. Gosto muito dele.  A gente quer se conhecer para namorar.”

2 – “Meus pais descobriram que eu estava conversando com este rapaz  e me proibiram de entrar em contanto com ele”.

3-  “Eu consegui conversar com ele escondido dos meus pais e vamos nos encontrar no shopping, quero ganhar ele para Jesus.

– Chamem o outro aluno e peçam para que leia a situação com 03 partes:

1- “Na escola ou universidade, me oferecem droga, até agora estou resistindo. não tenho coragem de contar isto para meus pais”.

2- “Estou com muita vontade de experimentar a droga somente uma vez, tenho curiosidade de saber se é tão bom quanto meus colegas afirmam”.

3- “Experimentei a droga e tive uma sensação muito boa. Mas, foi somente uma vez. Não tenho coragem de falar para meus pais”.

– Em seguida, trabalhem com os alunos os seguintes questionamentos:

Como avaliar se um conselho é bom? Qual o parâmetro a ser utilizado?

– Depois, leiam o salmo 01.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...