Dinâmica jovens: A liderança de Josué
Lição 04: A Liderança de Josué
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A Liderança de Josué. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Para introduzir o estudo do som, apliquem a dinâmica “A liderança de Josué”.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A liderança de Josué
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a liderança de Josué.
Apresentar as características deste personagem bíblico, o sucessor de Moisés.
Material:
01 espelho grande
11 envelopes
11 características de Josué para digitar(ver no procedimento)
01 rolo de durex ou fita adesiva
Procedimento:
Antes da aula:
Digitar as 11 características de Josué e colocá-las nos envelopes(uma em cada envelope)
Na aula:
– Falem: Vamos estudar sobre algumas características do personagem bíblico Josué.
– Perguntem:
Do que vocês conhecem sobre a história de Josué, que caracterísitcas podem apontar dele?
Aguardem as respostas e note-as num papel pequeno e fixem no espelho.
Deixem espaço para fixar outras características.
Por que no espelho? Os alunos podem indagar.
Falem que no final da dinâmica, eles vão refletir sobre isto e vão descobrir.
– Agora, entreguem 01 envelope para um aluno e peçam para que leia para a turma e depois coloque no espelho, usando durex ou fita adesiva.
Isto deve se repetir até o último envelope.
As características são estas:
Fiel
Temente a Deus
Pronto para servir
Corajoso
Gostava de estar na presença de Deus
Submisso a Deus
Obediente ao líder Moisés
Escolhido por Deus para substituir Moisés
Honrava e tinha compromisso com seu povo
Preparado e treinado em serviço
Estrategista militar
– Após o último envelope, perguntem:
Quando leram as características, vocês colocavam no espelho. O que tem a ver as características fixadas no espelho?
Deixem que os alunos reflitam e respondam.
Espera-se que os alunos falem que Josué apresenta características nas quais podemos nos espelhar.
– Depois, comecem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz