Dinâmica Jovens: Caminho do ímpio e do justo
Lição 02: O Caminho do ímpio e do justo
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Caminho do ímpio e do justo. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Caminho do ímpio e do justo”.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Caminho do ímpio e do justo
Objetivos:
Enfatizar o conteúdo do salmo 01 acerca do caminho dos justos e dos ímpios.
Proporcionar momento reflexão sobre conselhos bons e maus.
Material:
06 placas para 04 grupos, contendo as expressões a seguir: CERTO, ERRADO, FAÇA, NÃO FAÇA, ISTO É BOM, ISTO NÃO É BOM.
Procedimento:
– Dividam a turma em 04 grupos e distribuam 06 placas para cada grupo, deixando de fora 02 alunos
– Falem:
Grupo 01 representará Colegas evangélicos.
Grupo 02 representará Colegas não evangélicos.
Grupo 03 representará Família Evangélica.
Grupo 04 representará Família não Evangélica.
– Agora, afirmem: Os dois colegas de vocês vão ler sobre uma situação. À medida que as situações forem apresentadas, os membros do grupo opinam, mostrando através das placas seus posicionamentos.
Observações:
1 – Não se surpreendam se aparecem respostas inesperadas.
2 – Dentro de um mesmo grupo, pode haver respostas diferentes.
– Quando as placas forem apresentadas, solicitem que apresentem suas argumentações. Façam as intervenções necessárias.
– Chamem 01 aluno e peçam para que leia a situação com 03 partes. Após a leitura de cada parte os grupos opinam.
1 – “Estou conversando com um rapaz, que não é evangélico, através da internet há um bom tempo. Gosto muito dele. A gente quer se conhecer para namorar.”
2 – “Meus pais descobriram que eu estava conversando com este rapaz e me proibiram de entrar em contanto com ele”.
3- “Eu consegui conversar com ele escondido dos meus pais e vamos nos encontrar no shopping, quero ganhar ele para Jesus.
– Chamem o outro aluno e peçam para que leia a situação com 03 partes:
1- “Na escola ou universidade, me oferecem droga, até agora estou resistindo. não tenho coragem de contar isto para meus pais”.
2- “Estou com muita vontade de experimentar a droga somente uma vez, tenho curiosidade de saber se é tão bom quanto meus colegas afirmam”.
3- “Experimentei a droga e tive uma sensação muito boa. Mas, foi somente uma vez. Não tenho coragem de falar para meus pais”.
– Em seguida, trabalhem com os alunos os seguintes questionamentos:
Como avaliar se um conselho é bom? Qual o parâmetro a ser utilizado?
– Depois, leiam o salmo 01.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz