Dinâmica – Jovens e Adultos Lição 04: A construção do templo enfrentou oposição
Os Princípios Divinos em Tempos de Crise - A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como Exemplos para os Nossos Dias
– Apresentem o título da lição: A construção do templo enfrentou oposição.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
– A visualização(Método visual) chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto.
Desta forma, a apresentação ficará mais didática.
Para o item II da lição, escrevam no quadro as perguntas abaixo(método de Perguntas e Respostas associado ao método Visual):
A construção do templo enfrentou oposição. De quem?
Por que os judeus não ofereceram resistência ao impedimento da construção?
De que forma os judeus poderiam resistir?
– Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Ação de Resistência”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Ação de Resistência
Objetivos:
Contextualizar o tema da oposição a construção do templo com a vida dos alunos.
Refletir sobre os ataques do inimigo com relação a obra de Deus e agir diante disto.
Material:
Uma sombrinha sem defeito ou guarda-chuva
Uma sombrinha quebrada
¼ da folha de papel ofício para cada aluno
01 coleção de lápis hidrocor
01 rolo de fita adesiva
Papéis coloridos pequenos, com um furo para pendurar um cordão ou fita
Cordão ou fita
Procedimento:
– Apresentem a sombrinha fechada.
– Perguntem: Para que usamos uma sombrinha?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que a sombrinha é utilizada para proteger a pessoa da chuva ou do sol ou do vento forte.
– Falem: Para que a pessoa fique protegida a sombrinha deve estar aberta(agora abram a sombrinha).
– Falem: Vamos agora refletir sobre a sombrinha aberta para proteção com relação a obra do Deus, que vem sofrendo ataques do inimigo.
– Agora, distribuam papel e lápis hidrocor para os alunos e peçam para que cada um escreva uma palavra que resuma os ataques de satanás contra a obra de Deus.
– Depois, fixem, com fita adesiva, estes papéis na parte externa da sombrinha, simbolizando que os ataques são externos, isto é, na sociedade etc.
Vocês devem acrescentar outros tipos de ataques apresentados na lição, caso eles não tenham sido apontados pelos alunos.
Depois, leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
– Perguntem: O que estes ataques podem causar na obra de Deus?
Aguardem as respostas.
– Depois, apresentem a sombrinha quebrada e falem: Estes ataques podem prejudicar a obra de Deus.
A sombrinha pode se quebrar por não suportar a força do vento, da chuva forte etc, indicando que a sombrinha não era de boa qualidade. Isto nos remete ao cuidado com o tipo de ação protetiva que os cristãos devem ter.
– Falem: Mas, o que os cristãos podem fazer?
Distribuam os papéis coloridos pequenos, já com um furo e o cordão(ou fita) pendurado.
Peçam para que os alunos escrevam, neste papel, palavras que se refiram as ações que os cristãos devem fazer para permanecer firmes diante dos ataques do inimigo quanto a obra de Deus ou a si mesmos.
Depois, pendurem cada papel na parte interna(nas aspas) da sombrinha, representando que as ações de resistência devem estar na vida do cristão e na obra de Deus.
Leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
Por isso que a sombrinha tem que estar aberta, pois representa a proteção contra estes ataques, sabendo que o que a protege é o que está na parte interna.
A sombrinha fechada ou quebrada indica que a obra de Deus ou o cristão estão completamente vulneráveis aos ataques do inimigo.
– Leiam: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, ele fugirá de vós”(Tg 4.7).
– Para concluir, perguntem: Alguém já perdeu uma sombrinha ou guarda-chuva?
Certamente a resposta será positiva, pois é comum perder este objeto.
Isto nos remete ao aspecto de que não se pode esquecer de estar sempre cuidando da proteção contra as investidas malignas.
Ideia original desconhecida do uso da sombrinha como proteção.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz