Dinâmica Jovens Lição 01: Moisés: A Diferença que a Presença de Deus Faz
Os Bons e Maus Exemplos - Aprendendo com Homens e Mulheres da Bíblia
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Moisés: A Diferença que a Presença de Deus Faz.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Para concluir o estudo desta lição, apliquem a dinâmica “O Exemplo de Moisés”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Exemplo de Moisés
Objetivos:
Enfatizar a importância da presença de Deus na vida de Moisés.
Concluir o estudo sobre as características pessoais de Moisés e sua liderança diante do povo de Israel.
Material:
Cópias da figura de pé esquerdo e direito(a quantidade vai depender do número de características – vejam abaixo algumas sugestões).
Fita adesiva
Pincel atômico
Procedimento:
– Falem: Depois do que já estudamos sobre o personagem Moisés, quais características podemos apontar deste servo de Deus?
– Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos apontem as seguintes características, entre outras:
Dedicado
Humildade
Manso
Bondoso
Obediente
Fiel
Confiável
Temperamento descontrolado
Caráter controlado
Líder solitário(Centralizador – na fase inicial)
Não percebia a necessidade dos liderados(na fila e em pé)
Agenda lotada(“… de manhã ao por do sol..”)
Soube escutar Jetro
Aceitou proposta de Jetro
Temente a Deus
Tinha objetivos claros de acordo com a vontade de Deus
Preparado por Deus
Orava
Adorava a Deus
Gozava da presença de Deus
Rejeitava o erro e corrigia
– Distribuam para os alunos as figuras de pés e peçam para que escrevam uma das características apontadas(01 característica por pé).
– Depois, montem no piso da classe um caminho com as figuras de pés.
– Falem: Este caminho representa o caminhar de um líder desde sua chamada, aceitação do chamado e atuação no Egito diante de Faraó, a peregrinação no deserto com o povo de Israel. Várias ações foram executadas por Moisés e nelas podemos observar as características, quer positivas ou negativas.
– Agora falem: O que cada uma destas características pode representar para vocês como líderes na sua casa, igreja ou trabalho? O que vocês podem aprender, modificar (retirando ou acrescentando) na caminhada enquanto líderes?
– Peçam para que os alunos caminhem sobre o caminho e apontem 01 característica positiva que precisa ter ou que já possui e 01 negativa que gostaria de modificar(outras características podem ser ditas pelos alunos que eles já percebem que já possuem como lideres).
– Concluam, lendo Isaías 30:21:
“E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda”.
Por Sulamita Macedo.
Fonte:Atitude de Aprendiz