Dinâmica Jovens Lição 02: Ação de graça pela igreja de Corinto
Dinâmica: Ação de graça
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Ação de graça pela igreja de Corinto.
– Escrevam no quadro a expressão “Ação de Graça”.
– Perguntem(apontando para a expressão): O que significa?
Aguardem as respostas.
Certamente as respostas vão girar em torno de agradecimento.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Para concluir, apliquem a dinâmica “Ação de Graça”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Ação de graça
Objetivo: Ressaltar a importância de atitudes de gratidão.
Material:
01 quadro branco
01 pincel para quadro branco
Nomes de várias situações digitados e impressos
Procedimento:
– Falem: Estudamos sobre a gratidão do apóstolo Paulo com relação a igreja de Corinto, mesmo havendo problemas.
“Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo”(1 Coríntios 1:4).
– Falem: Quais os pontos que podemos apresentar deste sentimento de amor do apóstolo Paulo pelos coríntios ao ter atitude de ação de Graça?
Aguardem as respostas.
Depois, acrescentem outras informações.
– Perguntem: Quais situações pessoais podemos indicar para agradecer?
Levem os nomes de várias situações já digitados para alguns alunos escolherem e agradecerem a Deus diante da classe
Exemplo de situações para agradecer: família, salvação, dons espirituais, saúde, emprego, oportunidade de frequentar os cultos, EBD etc.
– Para concluir, leiam: “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos”(Colossenses 3:15).
Por Sulamita Macedo
Fonte:Atitude de Aprendiz