Dinâmica Jovens Lição 04: Amós: Adoração com Justiça
Dinâmica: Injustiça Social – Igual em todo tempo?
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Amós: Adoração com Justiça.
Utilizem um marcador de quadro branco de cor diferente e circule o nome “Amós”, para destacar o nome do profeta.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Falem que nesta lição vamos estudar sobre o profeta Amós e qual o conteúdo de sua profecia.
– Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
No item III.1, peçam para os alunos abrirem a Bíblia no livro do profeta Amós e mostrem as 02 divisões deste escrito.
– Utilizem a dinâmica “Injustiça Social – Igual em todo tempo?” quando vocês estiverem trabalhando o item III.2.
– Para concluir, perguntem: Como deve ser a adoração a Deus com justiça?
Aguardem as respostas dos alunos. Acrescentem outras informações se necessário.
Aqui a aula está sendo concluída com a utilização do método de Perguntas e Respostas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
– Utilização de recursos didáticos: quadro e marcador para quadro branco de 02 cores diferentes;
– Participação dos alunos na aula;
– Método audiovisual: quadro com o título da lição;
– Método de Perguntas e Respostas para conclusão da aula;
– Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Injustiça Social – Igual em todo tempo?
Objetivo:
Refletir sobre as desigualdades sociais, tratado no livro do profeta Amós e na sociedade atual.
Material:
01 rolo de fita crepe ou durex colorido
01 caixa de chocolate
Procedimento:
– Usando fita crepe ou durex colorido, façam um quadrado grande.
Solicitem para todos os alunos se posicionem ao redor deste quadrado.
– Falem: Este quadrado representa a sociedade, cujas leis definem igualdade de direitos e oportunidades para todos.
Peçam para que todos os alunos entrem no quadrado(todos os alunos devem caber dentro dele).
– Depois, façam um quadrado menor dentro do quadrado grande.
– Agora solicitem para que todos os alunos entrem no quadrado menor. Com certeza não caberá! Insistam aqueles que estão dentro ofereçam oportunidade de acesso para os demais.
Mas, é lógico, que por ser espaço pequeno não haverá a igualdade de acesso, permanecendo então a maioria no quadrado maior.
Para os que entraram no quadrado menor, distribuam 01 chocolate.
– Agora, perguntem para os dois grupos:
Como se sentiram diante deste exemplo de inclusão e exclusão social?
Agora, reflitam sobre este tipo de sociedade: uns poucos que podem e possuem muito e a grande maioria que sofre injustiça social.
– Agora falem: Isto que estamos refletindo na sociedade atual, também é o tema tratado no livro do profeta Amós.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de aprendiz