Dinâmica Jovens Lição 06: Jonas: Deus Ama quem Você Detesta
Dinâmica: Viajando com Jonas
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Jonas: Deus Ama quem Você Detesta.
Utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Falem, apontando para o título da lição: De acordo com este título, qual seria o profeta a quem se refere esta expressão?
Aguardem as repostas. Espera-se que os alunos apontem o nome do profeta Jonas. Caso não descubram qual é o profeta, falem que é Jonas.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.
– Depois, utilizem a dinâmica “Viajando com Jonas”.
– Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Utilizem um mapa(ver abaixo) para mostrar para os alunos a distância geográfica entre Nínive e Társis, de acordo com suas possibilidades:
Opção 01: Mapa grande de modo que os alunos possam ver os nomes das cidades de Nínive e Társis.
Opção 02: Mapa pequeno para cada aluno.
Opção 03: Mapa projetado através do Data-show, caso tenham condições de espaço e equipamento.
Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
– Utilização de recursos didáticos: quadro, marcador para quadro branco e mapa;
– Participação dos alunos na aula;
– Método audiovisual: quadro com o título da lição e mapa;
– Método de Perguntas e Respostas;
– Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Viajando com Jonas
Objetivo: Refletir sobre a obediência à vontade de Deus.
Material:
Malinha com numeração 01 – colocar dentro a palavra DESOBEDIÊNCIA
Malinha com numeração 02 – colocar identificação fora da mala PRONTO SOCORRO e dentro a palavras CLAMOR e ORAÇÃO.
Malinha com numeração 03 – colocar dentro as palavras OBEDIÊNCIA e ARREPENDIMENTO.
Procedimento:
– Falem: Nesta lição, vamos fazer uma viagem com o profeta Jonas, utilizando navio e “submarino”, permanecendo por 03 dias no hotel subaquático no mar Mediterrâneo.
Vamos embarcar!
– Entreguem uma folha de papel ofício para cada aluno e solicitem para que eles façam um barco, usando a técnica da dobradura.
– Falem: já estamos no navio, vamos ver o que Jonas colocou dentro da mala 01. Ao abri-la vocês vão encontrar a palavra DESOBEDIÊNCIA. O profeta Jonas mudou a rota da viagem, não obedecendo a ordem divina de pregar o evangelho em Nínive!
– Perguntem: O que pode acontecer quando desobedecemos a Deus?
Aguardem as respostas.
Peça para que um aluno relate sucintamente o que aconteceu com Jonas.
– Falem para os alunos que o mar revolto pode representar as situações adversas que enfrentamos na vida. Muitas vezes precisamos retirar do nosso barco algo que pode impedir o bom prosseguimento da viagem. Cada um deve nesse momento refletir se há algo que precisa ser descartado ou modificado, mas não precisa falar para os colegas.
– Continuem: Agora, lançado ao mar, Jonas entrou num “submarino”, o ventre do grande peixe e permanece por 3 dias neste “hotel”, cuja permanência foi angustiante, mas clamou ao senhor e obteve resposta.
– Perguntem: O que está lhe angustiando, nesta viagem, neste momento de sua vida? O que fazer?
Então, abram a malinha 02 PRONTO SOCORRO e vocês encontrarão as palavras CLAMOR e ORAÇÃO.
– Falem: Nos momentos de muita angústia, o socorro é orar, clamar ao Senhor.
– Leiam: Sl 120.01 “Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me ouviu”.
– Façamos como Jonas e o salmista, vamos também clamar a Deus por Misericórdia.
– Depois, perguntem: Alguém deseja voltar, não acompanhando Jonas nesta viagem agora para Tarsis, lugar completamente oposto a orientação divina?
Certamente as respostas serão positivas.
– Falem: Há somente um caminho para ser bem-sucedido.
Abam a malinha 03 e vocês encontrarão: OBEDIÊNCIA e ARREPENDIMENTO.
– Para finalizar, enfatizem que fazer a vontade de Deus é a melhor das opções, pois obedecer a Deus é coisa de quem tem juízo.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz