Dinâmica Jovens Lição 06: Jonas: Deus Ama quem Você Detesta

Dinâmica: Viajando com Jonas

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Jonas: Deus Ama quem Você Detesta.

Utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Falem, apontando para o título da lição: De acordo com este título, qual seria o profeta a quem se refere esta expressão?

Aguardem as repostas. Espera-se que os alunos apontem o nome do profeta Jonas. Caso não descubram qual é o profeta, falem que é Jonas.

Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.

– Depois, utilizem a dinâmica “Viajando com Jonas”.

– Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

– Utilizem um mapa(ver abaixo) para mostrar para os alunos a distância geográfica entre Nínive e Társis, de acordo com suas possibilidades:

Opção 01: Mapa grande de modo que os alunos possam ver os nomes das cidades de Nínive e Társis.

Opção 02:  Mapa pequeno para cada aluno.

Opção 03: Mapa projetado através do Data-show, caso tenham condições de espaço e equipamento.

Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos: quadro, marcador para quadro branco e mapa;

– Participação dos alunos na aula;

– Método audiovisual: quadro com o título da lição e mapa;

– Método de Perguntas e Respostas;

– Aplicação de 01 dinâmica.

Dinâmica: Viajando com Jonas

Objetivo: Refletir sobre a obediência à vontade de Deus.

Material:

Malinha com numeração 01 – colocar dentro a palavra DESOBEDIÊNCIA

Malinha com numeração 02 – colocar identificação fora da mala PRONTO SOCORRO e dentro a palavras CLAMOR e ORAÇÃO.

Malinha com numeração 03 – colocar dentro as palavras OBEDIÊNCIA e ARREPENDIMENTO.

Procedimento:

– Falem: Nesta lição, vamos fazer uma viagem com o profeta Jonas, utilizando navio e “submarino”, permanecendo por 03 dias no hotel subaquático no mar Mediterrâneo.

Vamos embarcar!

–  Entreguem uma folha de papel ofício para cada aluno e solicitem para que eles façam um barco, usando a técnica da dobradura.

– Falem: já estamos no navio, vamos ver o que Jonas colocou dentro da mala 01. Ao abri-la vocês vão encontrar a palavra DESOBEDIÊNCIA. O profeta Jonas mudou a rota da viagem, não obedecendo a ordem divina de pregar o evangelho em Nínive!

– Perguntem: O que pode acontecer quando desobedecemos a Deus?

Aguardem as respostas.

Peça para que um aluno relate sucintamente o que aconteceu com Jonas.

– Falem para os alunos que o mar revolto pode representar as situações adversas que enfrentamos na vida. Muitas vezes precisamos retirar do nosso barco algo que pode impedir o bom prosseguimento da viagem. Cada um deve nesse momento refletir se há algo que precisa ser descartado ou modificado, mas não precisa falar para os colegas.

– Continuem: Agora, lançado ao mar, Jonas entrou num “submarino”, o ventre do grande peixe e permanece por 3 dias neste “hotel”, cuja permanência foi angustiante, mas clamou ao senhor e obteve resposta.

– Perguntem: O que está lhe angustiando, nesta viagem, neste momento de sua vida? O que fazer?

Então, abram a malinha 02 PRONTO SOCORRO e vocês encontrarão as palavras CLAMOR e ORAÇÃO.

– Falem: Nos momentos de muita angústia, o socorro é orar, clamar ao Senhor.

– Leiam: Sl 120.01 “Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me ouviu”.

– Façamos como Jonas e o salmista, vamos também clamar a Deus por Misericórdia.

– Depois, perguntem: Alguém deseja voltar, não acompanhando Jonas nesta viagem agora para Tarsis, lugar completamente oposto a orientação divina?

Certamente as respostas serão positivas.

– Falem: Há somente um caminho para ser bem-sucedido.

 Abam a malinha 03 e vocês encontrarão: OBEDIÊNCIA e   ARREPENDIMENTO.

– Para finalizar, enfatizem que fazer a vontade de Deus é a melhor das opções, pois obedecer a Deus é coisa de quem tem juízo.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: