Dinâmica Jovens Lição 09: Habacuque: A Fé como Forma de Vida
Dinâmica: Habacuque - Abraço
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Habacuque: A Fé como Forma de Vida.
Utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Habacuque, o oitavo de uma série de 12 livros que compõem os Profetas Menores.
– Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Utilizem um mapa para mostrar para quem o profeta Habacuque profetizou e qual o teor de sua mensagem.
Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.
Ao trabalhar o item III, leiam o texto “Pés Rápidos”, que faz referência ao livro de Habacuque 3.19.
Texto de reflexão é um recurso didático que possibilita a ampliação de um tema em estudo.
– Para concluir, utilizem a dinâmica: Habacuque – Abraço.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
– Utilização de recursos didáticos: quadro, marcador para quadro branco, mapa e texto de reflexão;
– Participação dos alunos na aula;
– Método audiovisual: quadro com o título da lição e mapa;
– Aplicação de 01 dinâmica para concluir a lição.
Dinâmica: Habacuque – Abraço
Objetivos:
Trabalhar o significado dos nomes dos alunos e dos profetas menores, enfatizando que “abraço” é o significado do nome de Habacuque.
Promover momento de socialização, demonstrando afeto através do abraço.
Material:
Papel com o nome do aluno e seu significado
Procedimento:
– Falem sobre o significado dos nomes dos profetas menores estudados até a aula de hoje.
Oseias – Salvação
Joel – O Senhor é Deus
Amós – Carregador de fardos
Obadias – Servo do Senhor
Jonas – Pombo
Miqueias – Quem é semelhante a Jeová
Naum – Consolo
Habacuque – Abraço
– Depois entreguem para cada aluno o significado do nome dele em um cartão pequeno.
Para isto, vocês devem saber os nomes dos alunos. Aliás, todo professor deve saber o nome dos seus alunos!
Depois, procurar em sites o significado do nome de cada aluno. É uma pesquisa que requer paciência, pois há necessidade de procurar em vários sites.
Há nomes que vocês não encontrarão o significado. Então, ao entregar o papel sem o significado, peçam ao aluno para que fale o que sabe sobre seu nome, quem escolheu etc.
– Agora, enfatizem que ABRAÇO é o significado do nome do profeta Habacuque.
Depois, falem: A gente poderia pedir para que vocês se abraçassem. Mas, neste período de Pandemia não é recomendável.
Vejam o que a Bíblia nos adverte em Ec 3.1b e 5b:
“… há tempo para todo o propósito debaixo do céu. …tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar.”
Que tal falar para os colegas do lado qual o significado do seu nome?
– Então, falem: É interessante abraçar enquanto nossos colegas e familiares estão perto, então aproveitemos as oportunidades e tenhamos expressões de afeto, carinho etc. Porém, vamos abraçar após este tempo de protocolos de segurança contra a Covid.
Por Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão: Pés Rápidos
Fui ao Chile para uma conferência bíblica e estava no hotel, descansando, quando um jogo de rúgbi apareceu na televisão. Embora eu não entenda muito bem esse jogo, gosto de assisti-lo e admiro a coragem que é necessária para se praticar um esporte tão perigoso.
Durante o jogo, um dos jogadores franceses se machucou e teve que ser retirado do campo. Enquanto os treinadores o atendiam, a televisão mostrou de perto suas chuteiras. O jogador havia escrito com caneta preta as palavras: “Habacuque 3.19” e “Jesus é o caminho”. Tais expressões de fé e esperança foram um forte testemunho das prioridades e valores daquele jovem atleta.
O versículo citado no calçado daquele jogador não é apenas um que fala de esperança celestial e perseverança na fé. É um versículo de valor prático, especialmente para um atleta que depende da velocidade para conseguir sucesso. Ele diz: “O Senhor, o Soberano, é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me andar em lugares altos”.
Em tudo na vida, precisamos das forças e da provisão de nosso Deus. Somente ele pode nos dar “pés” que são rápidos e fortes. Somente ele pode equipar-nos para todas as incertezas da vida, pois somente ele é a nossa força. Como Paulo, podemos estar seguros: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês” (Filipenses 4.19). WEC
Fonte: Nosso Andar Diário
Fonte: Atitude de Aprendiz