Slides editáveis, Subsídios e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL e Aula dinâmica.

Dinâmica Jovens – Lição 12: Zacarias: O Messias, a Pedra Angular

Jovens: Vigilância, Justiça e o Culto a Deus - Um chamado para a Igreja nos Escritos dos Profetas Menores.

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Zacarias: O Messias, a Pedra Angular. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Apresentem o título da lição: Zacarias – o Reinado do Messias.

– Iniciem o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Zacarias, o décimo primeiro de uma série de 12 livros que compõem os Profetas Menores.

– Durante a semana, solicitem via grupo de WhatsApp da turma para que os alunos façam uma pesquisa sobre o contexto histórico do livro de Zacarias.

Agora, no momento da aula, peçam para que eles falem sobre o que pesquisaram.

– Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Para o item II, utilizem um mapa para mostrar as seguintes cidades: Babilônia(lugar do cativeiro do reino do sul), Jerusalém(lugar do retorno) e Betel(lugar da comitiva).

Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.

Ao trabalhar o item III(Falando do Messias), utilizem a dinâmica “O Milênio”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;

Mapa;

– Pesquisa sobre o contexto histórico;

 – Participação dos alunos na aula;

– Método audiovisual: quadro com o título da lição e o mapa;

– Aplicação de 01 dinâmica para o item III da lição.

Dinâmica: O Milênio   

Objetivo: Estudar as características do reino de Jesus na Terra, no período milenial.

Material:

01 coroa

Nome digitado “Milênio”

01 quadro ou 01 cartolina

01 caixa

Nomes digitados e recortados sobre as características do reino do Messias(ver no procedimento)

Procedimento:

– Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre um reino que há de vir, o governo de Jesus na terra, também chamado de Milênio. Como o nome sugere, será um período de 1000 anos, sendo a paz, a justiça e a prosperidade as principais características desta época. Em Zacarias 14.9 lemos que Jesus será o rei de toda a terra.

Ao falar estas informações, coloquem no quadro o nome “Milênio” e apresentem a coroa ou uma figura dela, representando o reinado de Jesus.

– Depois, falem sobre os acontecimentos que estamos vivenciando – o mundo sem paz e amor, injustiça, desigualdade social, falta de moradia, problemas na saúde, morte, violência, guerra.

– Falem: Vocês já imaginaram como será o governo de Jesus com relação a estas questões que afligem a humanidade?

Registrem as respostas dos alunos no quadro ou cartolina.

– Falem: Vamos agora estudar as características deste período, conforme o que Bíblia ensina.

– Depois, apresentem 01 caixa, falando que nela há uma revelação a ser feita sobre as características do reino do Messias.

Antes da aula, coloquem dentro da caixa as características separadas.

Nesse momento, peçam para que os alunos retirem e leiam as características(vejam abaixo):

O governo alcançará todas as nações(Zc 14.9)

Jerusalém será a capital espiritual e política do mundo(Is 2. 1 a 3)

Jesus governará com a Igreja(Ap 20.6)

Jesus governará com justiça e retidão(Is 23.1)

Paz abundante – Is 54.13;

Guerra não haverá –  Is 2.4

Justiça haverá – Is 11.2 a 4

Habitação para todos – Is 65.21, 22

Longevidade e saúde haverá – Zc 8.4,5

Morte será rara – Is 65.20

Fertilidade humana aumentada – Zc 8.5

Ferocidade dos animais não haverá – Is 11. 6-9

Produção agrícola aumentada(Jr 31.12)

Quando o aluno fizer a leitura da característica, outro aluno deverá ler a referência. Então, vocês devem entregar a referência para 8 alunos, logo no início da dinâmica, para que procurem na Bíblia e deixem marcada para ler no momento que for solicitado.

– Perguntem: Quer participar do reino com estas características?

Vejam quem estará neste período:

“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.

Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”(Apocalipse 20:4-6).

– Para concluir, leiam: “E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”(Ap 11:15).

Por Sulamita Macedo.

 Fonte: Blog Atitude de Aprendiz

Seu comentário...

GRÁTIS! PARTICIPE E RECEBA SUBSÍDIOS DA LIÇÃO BÍBLICA (ADULTOS)
SAIBA MAIS, CLIQUE AQUI

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Olá! Como posso te ajudar hoje?
NOVIDADES DO DIA !!!
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...