Carregando agora

Dinâmica Jovens: O problema do pecado

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Pecado sob a Perspectiva do Deus que é SantoPara isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Para iniciar e concluir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “O problema do pecado”.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

– Para concluir o estudo do tema, retomem a dinâmica “O problema do pecado”, já utilizada no início da lição.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O problema do pecado

Objetivo: Introduzir e concluir o estudo sobre a perspectiva humana e divina do pecado.

Material: Não é necessário

Procedimento:

– Organizem os alunos em círculo.

– Em seguida falem que neste trimestre estamos estudando sobre a santificação.

Na lição de hoje, vamos estudar sobre uma parte da história de Davi, quando ele cometeu um erro, escondeu esse ato, mas Deus estava vendo.

– Que tal agora, vocês lembrarem qual foi este ato errado?

Aguardem as respostas dos alunos. Corrijam ou acrescentem outras informações se necessário.

– Após o breve resumo do fato, trabalhem o conteúdo da lição.

– Depois da explanção da lição, perguntem:

O que podemos falar sobre a perspectiva humana e divina do pecado na vida de Davi?

E na sua vida?

Deixem que os alunos conversem sobre isto. Observem atentamente o que eles estão afirmando.

– Para concluir, leiam:

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”(Provérbios 28:13).

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

ESTE ARTIGO FOI ÚTIL? SIM