Dinâmica Lição 03: A Conversão de Saulo de Tarso
Dinâmica: Livro das Vidas Transformadas
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
– Apresentem o título da lição: Saulo de Tarso, o Perseguidor, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Utilizem mapa para apontar Damasco(Atos 9.3), tendo em vista que no caminho deste lugar, Paulo foi surpreendido com a ação divina para sua conversão.
Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.
– Para concluir, apliquem a dinâmica “Livro das Vidas Transformadas”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, mapa e material da dinâmica;
– Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição, pendurar o mapa) material da dinâmica; mas, vocês podem escrever outras informações;
– Participação dos alunos na aula;
– Aplicação de 01 dinâmica para concluir a aula.
Dinâmica: Livro das Vidas Transformadas
Objetivo: Rememorar e socializar como ocorreu a conversão dos(as) alunos(as).
Material:
01 caneta e 01 folha de papel ofício para cada aluno, com um traço horizontal dividindo-a ao meio; na parte superior, escrever “Antes da Conversão” e na inferior “Depois da Conversão”.
Procedimento:
– Após o estudo sobre a conversão do apóstolo Paulo, entreguem para cada aluno(a) uma folha de papel ofício, conforme descrição no item “Material”.
– Orientem os(as) alunos(as) para que escrevam de forma objetiva como era a vida deles/delas antes da conversão e depois da conversão, onde, como e quando ocorreu esta transformação, como indicação do que está escrito na folha.
No final da folha, escrever o nome completo. Estipulem aproximadamente 15 minutos para esta finalidade.
– Recolham todas as folhas e digam que vão encadernar, para formar um “livro”; Digitem na capa o seguinte título “Livro das Vidas Transformadas”;
Acrescentem ainda nesta primeira página, o local, a data e o nome ou número da classe;
Na segunda folha, podem ainda fazer um índice com a sequência dos nomes dos(as) alunos(as), com a numeração das folhas.
Se preferir, vocês podem também colocar uma justificativa desta atividade como também folhas em branco para algum registro posterior.
– Falem que na próxima aula, vocês trarão este “livro” e através de um sistema de empréstimo semanal, cada aluno(a) poderá ter acesso aos relatos dos colegas sobre a conversão deles(delas).
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz