Dinâmica Lição 03: A Conversão de Saulo de Tarso

Dinâmica: Livro das Vidas Transformadas

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

– Apresentem o título da lição: Saulo de Tarso, o Perseguidor, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Utilizem mapa para apontar Damasco(Atos 9.3), tendo em vista que no caminho deste lugar, Paulo foi surpreendido com a ação divina para sua conversão.

Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.

– Para concluir, apliquem a dinâmica “Livro das Vidas Transformadas”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, mapa e material da dinâmica;

– Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição, pendurar o mapa) material da dinâmica; mas, vocês podem escrever outras informações;

– Participação dos alunos na aula;

– Aplicação de 01 dinâmica para concluir a aula.

Dinâmica: Livro das Vidas Transformadas

Objetivo: Rememorar e socializar como ocorreu a conversão dos(as) alunos(as).

Material:

01 caneta e 01 folha de papel ofício para cada aluno, com um traço horizontal dividindo-a ao meio; na parte superior, escrever “Antes da Conversão” e na inferior “Depois da Conversão”.

Procedimento:

– Após o estudo sobre a conversão do apóstolo Paulo, entreguem para cada aluno(a) uma folha de papel ofício, conforme descrição no item “Material”.

– Orientem os(as) alunos(as) para que escrevam de forma objetiva como era a vida deles/delas antes da conversão e depois da conversão, onde, como e quando ocorreu esta transformação, como indicação do que está escrito na folha.

No final da folha, escrever o nome completo. Estipulem aproximadamente 15 minutos para esta finalidade.

– Recolham todas as folhas e digam que vão encadernar, para formar um “livro”; Digitem na capa o seguinte título “Livro das Vidas Transformadas”;

Acrescentem ainda nesta primeira página, o local, a data e o nome ou número da classe;

Na segunda folha, podem ainda fazer um índice com a sequência dos nomes dos(as) alunos(as), com a numeração das folhas.

Se preferir, vocês podem também colocar uma justificativa desta atividade como também folhas em branco para algum registro posterior.

– Falem que na próxima aula, vocês trarão este “livro” e através de um sistema de empréstimo semanal, cada aluno(a) poderá ter acesso aos relatos dos colegas sobre a conversão deles(delas).

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: