Dinâmica Lição 07: O Ministério de Eliseu
Dinâmica: Operando em mim!
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
– Apresentem o título da lição: O Ministério de Eliseu, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
– Falem que o ministério de Eliseu foi marcado e confirmado por vários milagres; apresentem uma lista destes milagres(numa folha de papel ofício para cada aluno ou num cartaz etc).
Depois, falem que nesta lição vamos estudar 03 deles:
Água para 03 reis, os exércitos e os animais;
Multiplicação do azeite da viúva;
Tirou a morte na panela do ensopado.
A lista dos milagres numa folha de papel ofício ou no cartaz é um recurso pedagógico.
– Perguntem: O que vocês entendem por Escola dos Profetas?
Aguardem as respostas, anote-as no quadro e reserve.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.
– Depois trabalhem os seguintes pontos sobre a Escola dos Profetas:
Objetivos, currículo, metodologia, livro texto, local, criador, treinadores, alunos
Indicação de leitura/pesquisa:
Vocês podem encontrar estes itens acima na revista do 1º. Trimestre de 2013, lição 12 – Eliseu e a Escola dos Profetas.
– Em seguida, perguntem: O que vocês agora entendem sobre a Escola dos Profetas?
Esta é uma forma de avaliar o que foi transmitido e também de modificação de ideias sobre o tema, mediante a primeira pergunta lançada para a turma.
Aqui está sendo utilizado novamente o método de Perguntas e Respostas.
– Para concluir, utilizem a dinâmica “Operando em mim!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, lista dos milagres numa folha de papel ofício ou no cartaz;
– Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição, as respostas dos alunos;
– Participação dos alunos na aula;
– Método de Perguntas e Respostas(02 vezes);
– Aplicação de 01 dinâmica, como conclusão e contextualização do tema.
Dinâmica: Operando em mim!
Objetivos:
Contextualizar o tema “milagres de Eliseu” com a vida dos alunos.
Oportunizar momentos de socialização das bênçãos recebidas, como fortalecimento da fé a partir do que Deus já nos concedeu.
Reconhecer o cuidado de Deus para conosco.
Material:
01 rolo de papel toalha do tipo picotado e 01 caneta para cada aluno.
Observação: A ideia do uso do rolo de papel toalha não deve entendida como desmerecimento aos feitos divinos, mas uma proposta de desenrolar(abrir) e aparecer o que estava guardado, expondo a quantidade de bênçãos recebidas pelas pessoas da classe.
Procedimento:
– Falem: O rolo de papel toalha vai passar de mão em mão e cada pessoa deverá retirar a quantidade que desejar, lembrando que outras pessoas também precisaram dele. Enfatizem que o papel não servirá para uso de higiene.
– Solicitem que cada aluno conte quantas partes picotadas ele tem.
– Agora, orientem para ele escrever, de forma objetiva, uma bênção em cada parte do papel.
Exemplos:
01 parte do papel: 01 bênção
04 partes do papel: 04 bênçãos
– Estipulem no máximo 10 minutos para isto.
– Cantem ou falem, conjuntamente, a 1ª estrofe e o estribilho do hino da Harpa Cristã no. 564:
“Se da vida as vagas procelosas são,
Se, com desalento, julgas tudo vão,
Conta as muitas bênçãos, dize-as duma vez,
E verás, surpreso, quanto Deus já fez!
Conta as bênçãos! Dize-as quantas são,
Recebidas da divina mão!
Vem dizê-las, todas duma vez,
E verás, surpreso, quanto Deus já fez!”
– Depois, escolham um aluno que tem poucas partes do papel e outro que tem muitas e solicitem que socializem com o grupo as bênçãos recebidas.
– Orientem os alunos para que não descartem o papel e socializem em casa o objetivo da dinâmica e incentivem que os familiares também realizem a enumeração das bênçãos recebidas.
– Leiam, Salmo 40.05: “Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti: eu quisera anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.
– Na lição de hoje, estudamos sobre o ministério de Eliseu, enfatizando os milagres. E nesta dinâmica, vocês puderam contar o que Deus já fez por vocês(bênçãos, milagres etc.)
Ideia da utilização do rolo de papel toalha para outros tipos de dinâmica: desconhecida
Dinâmica elaborada por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz