Dinâmica Lição 11: Atributos da Unidade da Fé: Humildade, Mansidão e Longanimidade
Enfatizar a humildade, paz, amor, mansidão e longanimidade como atributos importantes para a unidade da Igreja, com harmonia nas relações interpessoais.
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, que vocês tiveram este momento de contato com os alunos, podem iniciar o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição: Atributos da Unidade da Fé: Humildade, Mansidão e Longanimidade.
A exposição do tema da aula na EBD é realizada através da Aula Expositiva ou Preleção que é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Mas, vocês já sabem disto, não é? Que bom!
Entretanto, quero enfatizar que esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… e tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
– Em seguida, para introdução do estudo do tema, apliquem a dinâmica “Unidade na Igreja”.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada. Vejam estas sugestões para melhor compreensão do tema.
– Escrevam no quadro as seguintes perguntas:
(Método de Perguntas e Respostas associado ao método Visual)
Que outras virtudes são apresentadas no texto de Colossenses 1. 9 a 12?(parte da leitura bíblica em classe)
O que significa inteligência espiritual? (Cl 1.9)
– A visualização chama a atenção dos alunos e melhora a compreensão do que está sendo exposto. Desta forma, a apresentação ficará mais didática e aprendizagem será mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Unidade na Igreja
Objetivo
Enfatizar a humildade, paz, amor, mansidão e longanimidade como atributos importantes para a unidade da Igreja, com harmonia nas relações interpessoais.
reas 09 virtudes do Fruto do Espírito.
Material:
01 tangerina sem casca(deixem apenas 09 gomos)
Nomes das 09 virtudes digitadas
01 quadro ou cartolina
01 pincel para quadro branco ou para cartolina
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
– Apresentem a tangerina e falem: o Fruto do Espírito pode ser comparado a esta laranja. Vejamos a razão: é um todo composto por 09 partes, como uma laranja e seus gomos. Cada parte, uma virtude.
– Falem, também: Agora vamos relembrar o nome de cada virtude. À medida que um aluno estiver lendo, de forma pausada, Gálatas 5. 22 e 23, coloquem os nomes digitados no quadro ou cartolina, formando um círculo.
– Perguntem:
Há alguma destas palavras que vocês não se lembram do significado?
Aguardem as respostas. Depois, acrescentem informações, caso necessário.
– Agora, perguntem(apontando para as 09 virtudes expostas no quadro):
Qual destas virtudes vamos estudar nesta lição?
Vamos começar observando o que consta no título da lição?
Depois, vamos olhar se há outras virtudes mencionadas no conteúdo da lição?
Aguardem as respostas dos alunos.
– Em seguida, comecem o estudo do tema, enfatizando a importância da manifestação da humildade, mansidão, longanimidade, paz e amor, como atributos importantes para a unidade na Igreja, com harmonia nas relações interpessoais(Ef. 4. 1 a 3).
Por Sulamita Macedo.
Fonte. Atitude de Aprendiz