Dinâmica Lição 11: O Reinado de Ezequias

Dinâmica: Qual o seu pedido?

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

– Apresentem o título da lição: O Reinado de Ezequias, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

Sublinhem o nome Ezequias e enfatizem que este rei “fez o que era reto aos olhos do Senhor”(II Rs 18.03), diferente dos seus antecessores.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

. Ao trabalhar o item I, escrevam no quadro pequenas expressões ou palavras para destacar os feitos do rei Ezequias.

. Utilizem um mapa para mostrar o reino do Sul(Judá) e a Assíria.

Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.

– Após trabalhar a temática do item III, utilizem a dinâmica “Qual o seu Pedido?”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, mapa e material da dinâmica;

– Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição; sublinhar o nome Ezequias; as expressões ou palavras referentes aos feitos do rei Ezequias; mas, vocês podem escrever outras informações;

– Participação dos alunos na aula;

– Aplicação de 01 dinâmica, como contextualização do tema no item III.

Dinâmica: Qual o seu pedido?

Objetivos:

Concluir o estudo sobre oração respondida do rei Ezequias.

Contextualizar o tema com a vida dos alunos.

Material:

 ¼ de folha de papel ofício e caneta

Procedimento:

– Após trabalhar o item III da lição, falem para os alunos:

Acabamos de estudar sobre o reinado de Ezequias, sua aflição, seu pedido e oração respondida.

– Agora, façam as seguintes perguntas:

Qual a situação que o rei Ezequias estava vivenciando?

A quem ele orou?

Qual sua oração?

Qual a resposta de sua oração?

De que forma Ana adorou e agradeceu ao Senhor?

– Falem: Deus responde as orações dos seus servos. Qual sua condição, dificuldade?

– Então, distribuam para os alunos ¼ de folha de papel ofício para que escrevam um pedido de oração e a data, guardem em lugar seguro(em casa).

Reforcem que ao receber a resposta, relatem para a turma a vitória recebida. Falem que seria interessante que os alunos mostrassem o papel com o pedido e mencionassem a data.

– Para finalizar, leiam:

“… A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tg 5.16

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: