Dinâmica Lição 11: O Reinado de Ezequias

Dinâmica: Qual o seu pedido?

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

– Apresentem o título da lição: O Reinado de Ezequias, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

Sublinhem o nome Ezequias e enfatizem que este rei “fez o que era reto aos olhos do Senhor”(II Rs 18.03), diferente dos seus antecessores.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

. Ao trabalhar o item I, escrevam no quadro pequenas expressões ou palavras para destacar os feitos do rei Ezequias.

. Utilizem um mapa para mostrar o reino do Sul(Judá) e a Assíria.

Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.

– Após trabalhar a temática do item III, utilizem a dinâmica “Qual o seu Pedido?”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, mapa e material da dinâmica;

– Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição; sublinhar o nome Ezequias; as expressões ou palavras referentes aos feitos do rei Ezequias; mas, vocês podem escrever outras informações;

– Participação dos alunos na aula;

– Aplicação de 01 dinâmica, como contextualização do tema no item III.

Dinâmica: Qual o seu pedido?

Objetivos:

Concluir o estudo sobre oração respondida do rei Ezequias.

Contextualizar o tema com a vida dos alunos.

Material:

 ¼ de folha de papel ofício e caneta

Procedimento:

– Após trabalhar o item III da lição, falem para os alunos:

Acabamos de estudar sobre o reinado de Ezequias, sua aflição, seu pedido e oração respondida.

– Agora, façam as seguintes perguntas:

Qual a situação que o rei Ezequias estava vivenciando?

A quem ele orou?

Qual sua oração?

Qual a resposta de sua oração?

De que forma Ana adorou e agradeceu ao Senhor?

– Falem: Deus responde as orações dos seus servos. Qual sua condição, dificuldade?

– Então, distribuam para os alunos ¼ de folha de papel ofício para que escrevam um pedido de oração e a data, guardem em lugar seguro(em casa).

Reforcem que ao receber a resposta, relatem para a turma a vitória recebida. Falem que seria interessante que os alunos mostrassem o papel com o pedido e mencionassem a data.

– Para finalizar, leiam:

“… A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tg 5.16

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?