Dinâmica Lição 11: O Zelo do Apóstolo Paulo pela Sã Doutrina
Dinâmica: Cuidado!
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
– Apresentem o título da lição: O Zelo do Apóstolo Paulo pela Sã Doutrina, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Para trabalhar os vocábulos Ortodoxia e Heterodoxia, item I, apresento 02 formas:
Possibilidade 01: Escrevam no quadro as palavras: Ortodoxia e Heterodoxia.
Perguntem: O que vocês sabem sobre estas palavras?
Aguardem as respostas.
Aqui está sendo utilizado o que os alunos já sabem, o conhecimento prévio.
Aquele aluno que costuma ler a lição, certamente, vai falar sobre o que leu ou pesquisou em outra fonte.
Mas, pode ter outros que não conhecem e dessa forma vocês(professores) precisam apresentar o conceito relacionado à prática, isto é, explicar através de exemplo do texto da lição.
Possibilidade 02: durante a semana, solicitar no WhatsApp da turma para que os alunos pesquisem sobre as palavras Ortodoxia e Heterodoxia.
No dia da aula, os alunos apresentam as informações.
O professor deve ter cuidado e atenção ao que está sendo falado.
Aqui está sendo utilizada a pesquisa com a posterior apresentação – a isto se chama metodologia Ativa de Aprendizagem.
– Em I Tm 6.14, contido no texto bíblico da lição, lemos: “se alguém ensina outra doutrina…”
Então, perguntem aos alunos:
Quais as características apontadas nos versículos posteriores para esse “alguém”?
Qual seria “alguma outra doutrina”?
Aguardem que os alunos leiam os versículos para poder citar o que foi requerido.
Perguntem ainda: Qual o papel da igreja neste contexto?
Aguardem as respostas. Se necessário, acrescentem outras informações.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.
– Apliquem a dinâmica “Cuidado!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco; material da dinâmica;
– Método audiovisual: 01 forma de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição, os nomes Ortodoxia e Heterodoxia, as perguntas e respostas; mas, vocês podem escrever outras informações;
– Participação dos alunos na aula;
– Conhecimento prévio;
– Pesquisa, apresentação e discussão(metodologia Ativa de Aprendizagem);
– Método de Perguntas e Respostas;
– Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Cuidado!
Objetivos:
Enfatizar a importância do verdadeiro pastor e a igreja que zela e guarda a sã doutrina.
Material:
01 venda para os olhos.
Procedimento:
– Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
– Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre a conduta dos verdadeiros e falsos pastores.
– Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
– Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros pastores.
– Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam estar atentas se a voz do seu pastor, representa por comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus, onde encontramos a sã doutrina.
– Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
– E, ainda: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”(1 Tm 4.16).
Ideia original desconhecida: uso de uma venda nos olhos
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz