Slides editáveis, Aula dinâmica, Subsídios e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Dinâmica Lição 11: O Zelo do Apóstolo Paulo pela Sã Doutrina

Dinâmica: Cuidado!

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

– Apresentem o título da lição: O Zelo do Apóstolo Paulo pela Sã Doutrina, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

– Para trabalhar os vocábulos Ortodoxia e Heterodoxia, item I, apresento 02 formas:

Possibilidade 01: Escrevam no quadro as palavras: Ortodoxia e Heterodoxia.

Perguntem: O que vocês sabem sobre estas palavras?

Aguardem as respostas.

Aqui está sendo utilizado o que os alunos já sabem, o conhecimento prévio.

Aquele aluno que costuma ler a lição, certamente, vai falar sobre o que leu ou pesquisou em outra fonte.

Mas, pode ter outros que não conhecem e dessa forma vocês(professores) precisam apresentar o conceito relacionado à prática, isto é, explicar através de exemplo do texto da lição.

Possibilidade 02: durante a semana, solicitar no WhatsApp da turma para que os alunos pesquisem sobre as palavras Ortodoxia e Heterodoxia.

No dia da aula, os alunos apresentam as informações.

O professor deve ter cuidado e atenção ao que está sendo falado.

Aqui está sendo utilizada a pesquisa com a posterior apresentação – a isto se chama metodologia Ativa de Aprendizagem.

– Em I Tm 6.14, contido no texto bíblico da lição, lemos: “se alguém ensina outra doutrina…”

Então, perguntem aos alunos:

Quais as características apontadas nos versículos posteriores para esse “alguém”?

Qual seria “alguma outra doutrina”?

Aguardem que os alunos leiam os versículos para poder citar o que foi requerido.

Perguntem ainda: Qual o papel da igreja neste contexto?

Aguardem as respostas. Se necessário, acrescentem outras informações.

Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.

– Apliquem a dinâmica “Cuidado!”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco; material da dinâmica;

– Método audiovisual: 01 forma de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição, os nomes Ortodoxia e Heterodoxia, as perguntas e respostas; mas, vocês podem escrever outras informações;

– Participação dos alunos na aula;

– Conhecimento prévio;

– Pesquisa, apresentação e discussão(metodologia Ativa de Aprendizagem);

– Método de Perguntas e Respostas;

– Aplicação de 01 dinâmica.

Dinâmica: Cuidado!

Objetivos:

Enfatizar a importância do verdadeiro pastor e a igreja que zela e guarda a sã doutrina.

Material:

01 venda para os olhos.

Procedimento:

– Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.

– Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.

Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre a conduta dos verdadeiros e falsos pastores.

– Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:

Como você se sentiu sendo guiado?

O guia transmitiu confiança?

– Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros pastores.

– Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam estar atentas se a voz do seu pastor, representa por comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus, onde encontramos a sã doutrina.

– Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.

Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.

E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.

Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.

– E, ainda: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”(1 Tm 4.16).

Ideia original desconhecida: uso de uma venda nos olhos

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

CLIQUE AQUI
Olá! Como posso te ajudar hoje?
NOVIDADES DO DIA !!!
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...