
Dinâmica Lição 12: O Reinado de Josias
Lição 12: O Reinado de Josias
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
– Apresentem o título da lição: O Reinado de Josias, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
Sublinhem o nome Josias e falem: Escutem o que a Bíblia nos fala deste rei.
“E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal”(II Rs 23.25).
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Utilizem um mapa para mostrar o reino do Sul(Judá).
Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.
– À medida que o conteúdo for sendo estudado, escrevam no quadro ou outro material os feitos realizados por Josias, utilizando uma palavra ou pequenas expressões.
– Para concluir, utilizem a dinâmica “A Chave do avivamento”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, mapa e material da dinâmica;
– Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição; sublinhar o nome Josias; as expressões ou palavras referentes aos feitos do rei Josias; mas, vocês podem escrever outras informações;
– Participação dos alunos na aula;
– Aplicação de 01 dinâmica, como contextualização do tema.
Dinâmica: A Chave do avivamento
Objetivo:
Contextualizar o tema do avivamento ocorrido na época do rei Josias(reino do Sul, Judá).
Enfatizar a importância de atitudes que conduzem ao avivamento.
Material:
01 chave de metal ou confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.
Observação: os alunos podem utilizar cada um a sua chave de casa ou de um carro.
Procedimento:
– Apresentem a chave para os alunos
– Perguntem aos alunos: Para que serve uma chave?
Aguardem as respostas. Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que também a chave é utilizada para fechar.
– Falem: Acabamos de estudar sobre várias ações que impediam ao povo de Judá um relacionamento correto com Deus(chave para fechar). Porém, o rei Josias conduziu o povo ao avivamento(chave para abrir).
– Falem: Quais ações podem abrir e/ou fechar o avivamento na nossa vida, hoje, que estamos no século XXI, na cidade de….(falar o nome da cidade)?
– Para responder, dividam a turma em 02 grupos.
O grupo 01: chave para fechar o avivamento
Exemplo: falta de santidade, distanciamento de Deus, falta de leitura e observância da Bíblia
O grupo 02: chave para abrir o avivamento
Exemplo: ler e obedecer a Palavra de Deus, orar, coração quebrantado etc.
– Estipulem um tempo máximo de 05 minutos para esta atividade.
Cada grupo deve apontar pelo menos até 05 ações.
– Em seguida, os alunos devem apresentar de forma objetiva.
Neste momento, fiquem atentos as respostas. Se necessário, corrijam algo ou acrescentem outras informações.
– Para finalizar, leiam:
“Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia”(Habacuque 3:2).
Por Sulamita Macedo.
Para conclusão do trimestre:
Material:
02 folhas de papel madeira ou cartolina
02 quadros brancos
Pincel atômico ou marcador para quadro branco
Atividade:
Na folha 01: escrever o título “Reis que fizeram reto diante de Deus”
Os alunos devem apontar os nomes e atitudes destes reis
Na folha 02: escrever o título “Reis que fizeram mal diante de Deus”
Os alunos devem apontar os nomes e atitudes destes reis
Depois, para concluir enfatizem qual as consequências que eles ocasionaram para si próprios e para o povo de Israel.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Blog Atitude de Aprendiz
Relacionado

Nossa equipe editorial especializada da EBD Interativa é formada por pessoas capacitadas, envolvidas, dedicadas a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo. Apaixonadas pela Bíblia.





















ESTE ARTIGO FOI ÚTIL? SIM