Dinâmica: Mensagem histórica e poética
Lição 09: As Histórias e as Poesias Falam ao Coração
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
3 – Apresentem o título da lição: As Histórias e as Poesias Falam ao Coração, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras e expressões para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Vocês podem retomar o tema da classificação dos livros da Bíblia
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Para concluir, apliquem a dinâmica “Mensagem histórica e poética”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mensagem histórica e poética
Objetivo: Concluir o estudo sobre a mensagem dos livros históricos e poéticos.
Material:
01 lista dos livros históricos e poéticos
Procedimento:
– Organizem os alunos em círculo.
– Apresentem para os alunos uma lista dos livros históricos e poéticos.
– Peçam para que os alunos apontem um fato ocorrido nos livros históricos e dizer o que aprendem sobre o ocorrido, que lições podem extrair para suas vidas.
É interessante que as situações apontadas não se repitam.
Escutem atentamente o que os alunos falam.
– Em seguida, solicitem que os alunos falem qual mensagem dos livros poéticos é mais lida por eles e o que aprendem para a vida cristã.
Escutem atentamente o que os alunos falam.
– Para concluir, leiam um versículo de um livro histórico e outro dos poéticos:
“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”(Josué 1:8).
“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”(Salmo 119:11).
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz