Dinâmica: Mensagem histórica e poética

Lição 09: As Histórias e as Poesias Falam ao Coração

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

3 – Apresentem o título da lição: As Histórias e as Poesias Falam ao Coração, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras e expressões para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Vocês podem retomar o tema da classificação dos livros da Bíblia

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

– Para concluir, apliquem a dinâmica “Mensagem histórica e poética”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Mensagem histórica e poética

Objetivo: Concluir o estudo sobre a mensagem dos livros históricos e poéticos.

Material:

01 lista dos livros históricos e poéticos

Procedimento:

– Organizem os alunos em círculo.

– Apresentem para os alunos uma lista dos livros históricos e poéticos.

– Peçam para que os alunos apontem um fato ocorrido nos livros históricos e dizer o que aprendem sobre o ocorrido, que lições podem extrair para suas vidas.

É interessante que as situações apontadas não se repitam.

Escutem atentamente o que os alunos falam.

– Em seguida, solicitem que os alunos falem qual mensagem dos livros poéticos é mais lida por eles e o que aprendem para a vida cristã.

Escutem atentamente o que os alunos falam.

– Para concluir, leiam um versículo de um livro histórico e outro dos poéticos:

“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”(Josué 1:8).

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”(Salmo 119:11).

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?