Dinâmica Lição 09: O Retorno Triunfal de Cristo

Dinâmica: Ainda há tempo!

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Retorno Triunfal de Cristo. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Para continuar a montagem da linha do tempo, coloquem a expressão “O Retorno Triunfal de Cristo” depois de “A grande Tribulação para os judeus”

– Para dar continuidade ao estudo da lição, utilizem a dinâmica “Ainda há tempo!”

– Depois perguntem: A que se refere o evento escatológico “O Retorno Triunfal de Cristo”?

Aguardem as respostas, escrevendo-as numa cartolina e reservem para o final da aula.

Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas e o conhecimento prévio.

– Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

– Agora, no final apresentem a cartolina com as repostas dos alunos(do início da aula) e perguntem: E agora, o que podemos acrescentar ou modificar depois que estudamos sobre o tema?

Aqui está sendo realizada uma atividade avaliativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;

Montagem da linha do tempo com mais um acontecimento escatológico;

Cartolina para as respostas dos alunos(pergunta sobre retorno triunfal de Cristo)

Material da dinâmica;

– Participação dos alunos na aula;

– Método audiovisual: quadro com o título da lição, a linha do tempo e cartolina com as respostas dos alunos.

– Método de Perguntas e Respostas;

– Conhecimento Prévio;

– Aplicação de 01 dinâmica.

Dinâmica: Ainda há tempo!

Objetivos:

Refletir sobre atitudes negativas que podem interferir negativamente na vida do cristão.

Promover mudança de comportamento moral e espiritual enquanto há tempo para a preparação para o Arrebatamento e poder vir com Cristo na sua vinda em glória.

Material:

01 mesa

01 lixeira

01 caixa dourada

02 pedaços de papel ofício para cada aluno

01 caneta para cada aluno

Procedimento:

– Organizem os alunos em círculo e coloquem no centro uma mesa a caixa dourada e uma lixeira.

– Distribuam 02 pedaços de papel ofício para cada aluno.

– Peçam para que os alunos escrevam:

Ações negativas que interferem a vida do cristão.

Ações positivas que já existem e que precisam ser reforçadas

Observação: Não é necessária a identificação dos alunos neste papel. As ações positivas e negativas devem ser escritas separadamente, uma em cada pedaço de papel.

– Os alunos devem em seguida, colocar todos os papéis sobre a mesa e misturá-los.

– Cada aluno deve ir até a mesa e pegar 02 papéis e ler para a turma. O que se referir a coisas positivas deve ser colocado na caixa dourada e o que for negativo deve ser colocado na lixeira.

– Falem: Este cuidado de escolher o que é bom e excluir o que não é agradável para o salvo deve ser um exercício diário, para quem espera a vinda de Jesus. Escolhamos hoje a melhor parte!(Lc 10.42). Sendo assim, sendo arrebatados, poderemos participar da vinda triunfal de Cristo em glória.

– Falem: É sobre a vinda triunfal de Cristo em glória o tema da aula de hoje. Vamos começar?

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: