Jovens Dinâmica: Cuidado!
Lição 13: Deus provê o escape
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Deus provê o escape. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
– Em seguida, peçam para que os alunos relatem e analisem a situação do casal Ananias e Safira.
Aqui estão sendo utilizados o conhecimento prévio, a capacidade de análise e a participação dos alunos.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Para ilustrar o item 1 da lição, utilizem a dinâmica “Cuidado!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Cuidado!
Objetivos:
Promover reflexão do que seja idolatria na vida do cristão.
Enfatizar que a idolatria ocupa o lugar de Deus no nosso coração.
Material:
01 coração grande feito de cartolina vermelha
01 pincel atômico.
01 rolo de fita adesiva.
Procedimento:
– Falem sobre vários personagens, considerados ídolos, que estão em evidência na mídia de um modo geral.
– Depois afirmem: Muitas pessoas possuem admiração muito intensa a um ou mais destes personagens, chegando a dizer que eles são seus ídolos e até agem de forma fanática e extravagante. Deixem os alunos falarem sobre isto.
– Então, perguntem: Como podemos conceituar a palavra “ídolo” e “idolatria”? Aguardem as respostas dos alunos e depois acrescentem outras informações, enfatizando que um ídolo é qualquer coisa que ocupa o lugar de Deus.
– Acabamos de estudar que o povo de Israel apresentou comportamento inadequado, distanciando-os de Deus, como: idolatria, prostituição, murmuração, pecando contra o Senhor.
Agora, apresentem uma lixeira e coloquem nela os papéis contendo os nomes: idolatria, prostituição, murmuração, pecados contra o Senhor.
– Depois, apresentem o coração, representando nosso intelecto, nossas emoções, e escreva a palavra DEUS e falem: Deus deve ocupar o centro de nossas ações e pensamentos.
– Reflitam com os alunos sobre coisas que podem ocupar o lugar de Deus nas nossas vidas.
– Para concluir, leiam:
Jo 15.1 a 6 e depois falem que a Palavra de Deus nos limpa.
I Pe 1.15 e enfatizem que precisamos ser santos em toda a nossa maneira de viver.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz