Jovens Dinâmica: Das trevas para a luz
Lição 09: O Sexto Sinal: A Cura de Um Cego de Nascença
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Sexto Sinal: A Cura de Um Cego de Nascença. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Já estudamos anteriormente 04 sinais: Quais foram estes sinais?
Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem que o 1º. foi a transformação da água em vinho, o 2º. a cura do filho do oficial, o 3º. a cura do paralítico de Betesda, 4º a multiplicação dos pães e o 5º. Jesus Anda Sobre o Mar.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Apresentem um mapa para apontar a cidade de Jerusalém.
Mapa é um recurso didático importante. Sua utilização chama a atenção dos alunos e torna a explicação documentada.
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Das trevas para a luz”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Das trevas para a luz
Objetivo: Contextualizar o tema da cura do cego de nascença, que vivia em trevas e passou a ver a luz.
Material:
Lanternas, velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).
TNT preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).
Procedimento:
– Estudamos sobre a cura do cego de nascença, que vivia em trevas, e passou a ver a luz.
– Depois, falem: A Bíblia menciona “Reino da Luz” e “Reino das Trevas”. Nós que aceitamos a Cristo, saímos do reino das trevas para o reino da luz. Este é um acontecimento importante, pois modifica o modo de ver a realidade espiritual.
O cego que foi curado teve uma transformação física, isto é, sua visão foi restaurada, antes não via, passou a ver.
Que tal fazermos uma contextualização desse episódio?
– Para isto, dividam a turma em dois grupos.
O grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou isqueiros.
O grupo 02 representará aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma faixa de TNT de cor preta.
– Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.
– Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam aos alunos deste grupo para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros.
– Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que os seus componentes coloquem a venda(TNT preto) sobre os olhos.
– Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das trevas?
Certamente as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.
– Então, solicitem para que os membros grupo 01, com suas lanternas acesas, cheguem até o grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.
Observação muito importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.
– Aqueles que aceitarem deverão retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo 01.
– Concluam, falando que devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do Espírito Santo. Reflitam ainda sobre os resultados da evangelização. Leiam Rm 10.14.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz