Jovens Dinâmica: Levanta-te, toma tua cama e anda!
Lição 06: O Terceiro Sinal: O Paralítico de Betesda
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Terceiro Sinal: O Paralítico de Betesda. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Já estudamos anteriormente 02 sinais: Quais foram estes sinais?
Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos falem que o 1º. foi a transformação da água em vinho e o 2º. a cura do filho do oficial.
Aqui está sendo utilizado o método de Perguntas e Respostas.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Levanta-te, toma tua cama e anda!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Levanta-te, toma tua cama e anda!
Objetivo: Contextualizar a expressão “Levanta-te, toma tua cama e anda!” para a vida do aluno.
Material:
Não precisa
Procedimento:
– Leiam o relato sobre a cura do paralítico de Betesda.
– Depois, perguntem: Quais as palavras de Jesus, que modificaram a situação do paralítico?
Certamente os alunos vão dizer: “Levanta-te, toma tua cama e anda!”
– Falem: Nesta frase, há 03 verbos de ação: levantar, tomar e andar.
De que forma estas palavras, desta situação em estudo, podem ser contextualizadas para sua vida?
Levantar: indica alguém parado que precisa se levantar para agir
Tomar(pegar algo): pegar a cama remete sair do comodismo, de ficar parado, depender de alguém
Andar: mudança de situação, antes inerte, para outra de ação
– Falem: São palavras nos colocam de pé.
– Peçam para que os alunos digam para os colegas:
Jesus disse para o paralítico: Levanta-te, toma tua cama e anda!
– Agora, peçam para que os alunos analisem esta expressão para si mesmos. Qual a dificuldade que tem impedido que eles se levantem e saiam da situação?
– Para concluir, afirmem: Jesus pode mudar sua situação.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz