Jovens: Tempo para todas as coisas Lição 01: Tempo para todas as coisas
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina:Tempo para todas as coisas.
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Depois, utilizem a dinâmica “Tempo para todas as coisas”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Tempo para todas as coisas
Objetivo: Oportunizar reflexão sobre o tempo destinado para as atividades do cotidiano, trabalho, estudo, descanso, família, lazer, devocional e Igreja.
Materiais:
01 caixa de sapato com tampa revestida com papel liso(sem estampas).
01 tesoura
01 tubo de cola
Figuras variadas que representem: trabalho, estudo, ocupações diversas, descanso, família, lazer, devocional, culto.
Procedimento:
– Então, convidem um aluno para participar da atividade e entreguem para ele a caixa de sapatos.
– Apresentem para os alunos a caixa de sapatos com tampa e falem que ela representará o lugar e o tempo das nossas ocupações.
– Agora, peçam para que abra a caixa. Nela, ele vai encontrar apenas uma figura de relógio colada na parte de dentro da tampa.
– Falem: O nosso tempo está muito cheio de tarefas de mais diversas formas. Chegamos até a dizer que o tempo está curto e deixamos de realizar algumas atividades.
– Vejamos o que a Bíblia diz: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”(Eclesiastes 3:1).
– Falem: Mas, a caixa está vazia!
Então peçam para que o aluno preencha a caixa das ocupações.
– Orientem o aluno para colocar dentro da caixa as figuras que podem representar as tarefas que realiza durante a semana.
– Depois disto, separem junto com o aluno as tarefas que tomam mais tempo daquelas destinadas ao descanso, família, lazer, devocional, cultos.
– Deixem dentro da caixa, onde há mais espaço, aquelas que demandam mais tempo.
– Fechem a caixa e falem: Agora vamos colar na tampa (na parte de fora) as figuras que representam as atividades que demandam menos tempo.
– Perguntem: Por que estas atividades foram colocadas e coladas em cima da tampa?
Algumas explicações:
. Porque não devemos esquecer, devem estar visíveis e “fixadas na nossa mente”.
. Porque é um espaço menor, representando menos tempo, mas não são menos importantes.
. Porque deve ser entendido como algo que não deve faltar, pois pode acarretar danos espirituais e físicos.
– Caso o aluno não tenha escolhido figuras que representem tempo para o descanso ou lazer, orientem-no para repensar e tomar iniciativa de promover momentos para os fins citados, tendo em vista que isto promove seu bem estar físico, social e mental, proporcionando-lhe saúde. Pois, conforme a OMS(Organização Mundial de Saúde), saúde é “o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade”.
– Para concluir, falem estudamos nesta aula, sobre um dia descanso – o sábado, para os judeus, exigido por Deus. Notamos o cuidado divino com o seu povo. Nós também devemos buscar momentos de lazer com família e de adoração ao Senhor no dia da semana que for mais conveniente.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz