Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Lição 3 – O Despertamento renova o altar (Subsidio)

Esses pontos ressaltam o quanto que a cristologia pentecostal (doutrina de Cristo) é pneumatologia e vice-versa. Isso pode ser reconhecimento na prática da pregação das Assembleias de Deus no Brasil:

Subsídio Especial: 3º Trimestre de 2020

- EBD INTERATIVA -

ESBOÇO DA LIÇÃO
I – O DESPERTAMENTO CONDUZ O HOMEM AO ALTAR
II – CRISTO, O CENTRO DA NOSSA COMUNHÃO COM DEUS
III – CUIDADO COM AS IMITAÇÕES

OBJETIVOS GERAL DA LIÇÃO

Identificar o que caracteriza o verdadeiro despertamento espiritual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

I. Elucidar aos alunos o significado do altar para o Antigo Pacto;
II. Entender que Cristo é o centro da nossa comunhão com Deus;
III. Comprovar que nem todos os despertamentos de hoje têm as características mencionadas de um verdadeiro despertamento.

A lição desta semana tem como assunto O Despertamento Renova o Altar. No segundo tópico dela, o missionário Eurico Bergstén aborda um tema muito importante na cristologia (doutrina da Cristo) pentecostal: a relação entre Jesus e o Espírito Santo. Essa relação é muito importante na vida de nossas igrejas. Cada crente pentecostal precisar ter em mente que o Espírito Santo atua na sua vida para glorificar a Cristo, o nosso centro.

Para aprofundar essa reflexão e ajudá-lo na preparação de sua aula, considere seguinte texto:

JESUS E O ESPÍRITO SANTO

Jesus está em profundo relacionamento com a terceira Pessoa da Trindade. Já de início, o Espírito Santo leva a efeito a concepção de Jesus no ventre de Maria (Lc 1.34,35). 

O Espírito Santo veio sobre Jesus no seu batismo (Lc 3.21,22). Nessa ocasião, o relacionamento entre ambos assume um novo aspecto, que somente pela encarnação seria possível. Lucas 4.1 deixa claro que esse revestimento do Espírito Santo preparou Jesus para enfrentar Satanás no deserto e para a inauguração de seu ministério terrestre.

[…] Finalmente, Jesus é a figura chave no derramamento do Espírito Santo. Depois de levar a efeito a redenção mediante a cruz e a ressurreição, Jesus subiu ao Céu. De lá, juntamente com o Pai, Ele derramou e continua derramando o Espírito Santo em cumprimento à promessa profética de Joel 2.28,29 (At 2.23). Essa é uma das maneiras mais importantes de hoje conhecermos Jesus: na qualidade de Doador do Espírito.

A força cumulativa do Novo Testamento é bastante relevante. A cristologia não é apenas uma doutrina para o passado. E a obra sumo-sacerdotal de Jesus não é único aspecto da sua realidade presente. O ministério de Jesus, e de ninguém mais, é propagado pelo Espírito Santo no tempo presente. A chave para o avanço do Evangelho no tempo presente é o reconhecimento de que Jesus pode ser conhecido, à medida que o Espírito Santo capacita os crentes a revelá-lo. 1

O texto acima abre muitas possibilidades em aula para desenvolver mais profundamente a urgência de viver neste mundo tendo Cristo como o centro de nossa comunhão com Deus, sobretudo, na força do Espírito Santo. Veja que fragmento importante: “E a obra sumo-sacerdotal de Jesus não é único aspecto da sua realidade presente. O ministério de Jesus, e de ninguém mais, é propagado pelo Espírito Santo no tempo presente”. E isso se concretiza quando “o Espírito Santo capacita os crentes a revelá-lo”. 

Portanto, com base no fragmento textual acima, você pode trabalhar na aula os seguintes pontos:

• A concepção de Jesus por intermédio do Espírito Santo (Lc 1.34,35);

• A descida do Espírito Santo em forma corpórea de uma pomba sobre Jesus no seu batismo (Lc 3.21,22);

• O Espírito Santo conduziu Jesus para enfrentar Satanás no deserto e inaugurar seu ministério terrestre (Lc 4.1ss);

• Jesus como o doador do Espírito Santo (Jl 2.28,29; cf. At 1.8; At 2.32,33).

Esses pontos ressaltam o quanto que a cristologia pentecostal (doutrina de Cristo) é pneumatologia e vice-versa. Isso pode ser reconhecimento na prática da pregação das Assembleias de Deus no Brasil:

1. Jesus salva;

2. Jesus cura;

3. Jesus batiza no Espírito Santo;

4. Jesus em breve voltará.

É cristologia na pneumatologia. É pneumatologia na cristologia. Tudo isso na prática. Ora, só é possível viver uma vida cristocêntrica sob o domínio do Espírito Santo. 

Que o Espírito glorifique a Jesus em sua classe!

Boa aula!

Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator da Revista Lições Bíblicas Adultos


1 HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 10.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp.332-34. 

Fonte: SUBSÍDIO CPAD

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...