
RELEVÂNCIA DO PLANO DE AULA
Fontes do Ensino“Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda sabedoria e inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus.” Cl. 1:9,10.
Abrindo a porta da Palavra
“Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pela qual estou também preso;Para que o manifeste, como me convêm falar.”
Planejamento conceito
Conceito
Planejar = Fazer o plano ou planta de, projetar, tencionar, traçar, preparar, esquematizar, aprontar.
Definição
Planejar é determinar as ações adequadas para se atingir um objetivo ou meta previamente fixada.
Planejamento é a pré-determinação de metas desejadas e a maneira pela qual elas podem ser atingidas.
Planejamento
Quem utiliza?
Engenheiros -> Projeto
Administradores-> Planejamento Estratégico
Exército -> Tática de Guerra
Equipes Esporte -> Treinam antecipadamente
Orquestra -> Ensaia
Governo -> Orçamento
Professores -> Plano de Aula
Palavras de Jesus sobre Planejamento
“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem como acabar?
Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.”
Lucas 14:28-30
Planejamento de Ensino
Em relação ao ensino, planejar significa prever de modo inteligente e bem calculado todas as etapas do trabalho escolar e programar racionalmente todas as atividades, de modo seguro, econômico e eficiente. Em outras palavras, planejamento é a aplicação da investigação científica à realidade educacional a fim de melhorar a eficiência do trabalho de ensino.
Marcos Tuler
Motivos para Planejar
Organiza
Dá senso de direção
Ajuda a progredir
Ajuda na seleção do material e atividades
Ajuda a avaliar o grau de aprendizagem
Motiva os alunos a estabelecerem alvos
Encoraja o professor
Plano de Aula
Preparação do Professor
GERAL – Consiste nos antecedentes do professor. Experiência, conhecimento da Bíblia, capacidade de domínio das leis do ensino e da aprendizagem.(I Pe. 3:15)
ESPECÍFICA – Planejamento cuidadoso e detalhado da lição bíblica a ser conduzida. (Rom. 12:7)
Fases do Planejamento L.I.D.E.R.A.R
Leitura da Lição
Identificação do tipo da lição (Teórica ou Prática);
Definição dos objetivos e metas a serem atingidas;
Escolha do Método (Seminário, preleção, debates, grupos, etc.) e materiais.
Recolhimento de Dados e informações sobre o tema.
Análise do tempo para cada tópico da lição
Resumo: Conclusão, aplicando a lição à vida do aluno.
Semana de Planejamento
Domingo: Ler – Leia a lição da semana e faça um estudo geral de todo o texto.
Segunda: Sumário – Leia novamente o texto bíblico e decore o Texto Áureo e a Verdade Prática. Leia várias vezes os objetivos
Terça: Histórico – Releia toda a lição e recorde o texto bíblico. Verifique o momento histórico do texto.
Quarta: Pessoas – Verifique o nome de cada pessoa inserida na lição.
Quinta: Geografia – Estude os lugares mencionados da lição. Aprenda a pronunciar seus nomes corretamente. Pesquise me mapas bíblicos.
Sexta: Fatos – Veja os fatos cuidadosamente.
Sábado: Aplicação – Releia suas anotações sobre a lição e elabora o método de explanação.
Domingo: Leia outra vez a lição e ore a Deus pedindo uma boa aula.
Execução do Plano de Aula
Exploração do assunto
Discorra sobre o assunto tópico por tópico
Pergunte, responda, verifique a aprendizagem.
Faça com o aluno faça uma auto-análise diante do tema
Conclusão
Feche o assunto
Avaliação do Plano de Aula
O Plano foi completamente executado?
Atingiu os objetivos?
Seus alunos estavam interessados na aula?
Onde houveram falhas?
O tempo foi suficiente?
Efetuar mudanças no próximo?
Vantagens do Plano de Aulas
1 Fixa bem a lição na mente do professor.
2. Dá ao professor um plano de operação.
3. Divide a lição em atividade cronologicamente equilibrada.
4. Inclui participação planejada.
5. Permite que o professor tenha sempre o alvo em vista.
6. Evita surpresas.
Resultados do Não-Planejamento
1. Rodeios – narrativas e ilustrações sem objetividade, nada tendo com a lição.
2. Lição inacabada – falta de um plano de aula, incapaz de acabar a lição.
3. Judeu errante – vagueando sem ponto de referência e direção.
4. Desmotivação do Aluno.
A Palavra-chave do Professor
R e s p o n s a b i l i d a d e
Ensinar as crianças nos seus primeiros anos de vida.(“Ensina a criança no caminho em que deve andar…”)
Educar adolescentes, em plena fase de dúvidas e indagações, onde uma resposta pode mudar o curso de sua vida espiritual.
Ensinar aos jovens, cujo aprendizado será propagado.
Ensinar ao novos convertidos o “leite racional.”
Ministrar aos irmãos e irmãs que repassa tais ensinamentos aos seus familiares
Fonte:: http://valorizeaebd.blogspot.com/p/plano-de-aula.html#ixzz4tnbkSqfh
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É autor, professor e palestrante, formado em pedagogia e teologia, escritor e Editor do Portal EBD Interativa.






















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