15 de Outubro – Parabéns aos Queridos Mestres e Educadores!

12122938_1084323788245197_9205181833607304970_nTutor, educador, docente, instrutor, catedrático, lente, mentor, mestre e, porque não, PROFESSOR.

Quaisquer que sejam as denominações atribuídas aos que nasceram com o sagrado e inequívoco dom de ensinar, não lhes retiram o caráter significativo de transformar pessoas e mentes, interferindo diretamente nas transformações sociais que diuturnamente lhes são postas. O aprender, historicamente, precede o ato de ensinar, como sabiamente lembra a todos nós, o mestre Paulo Freire.

Pode parecer paradoxal, mas uma análise por mais perfunctória que seja nos esclarece que nas construções sociais a observação ao transmudar-se em experiência vivificada, se encontrará apta, por este aprendizado, a ensinar aos que estarão por vir e que estes, por sua vez, revisitarão a origem na busca do agora, apreender, tornando-se então, aptos a exercerem com maestria o honroso mister de ensinar.

Não há segredos. Professor simplesmente nasce. Esse nascimento não se dá por osmose nem tampouco por imposição de qualquer natureza. Um professor deve ter a consciência plena de que mestre é aquele que não apenas ensina, mas, com muito mais propriedade, sempre aprende com os seus aprendizes.

O professor, portanto, deve ter uma noção cabal de que o locus social representado pela sala de aula é uma caixa de ressonância da sociedade na qual estamos todos inseridos e, os PROFESSORES, necessitam transformar. É bom sempre lembrar que o professor medíocre dá aula; o professor dedicado ensina e o bom professor encanta.

PARABÉNS a você PROFESSOR pela comemoração alusiva ao seu dia.

Que Deus continue os iluminando.

Fonte: (Autor Desconhecido)

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?