fbpx

A EDUCAÇÃO CRISTÃ E O PROFESSOR DA ESCOLA DOMINICAL

A palavra “cristão” é no original grego Χριστιανός, que significa “seguidor de Cristo” ou “pequeno cristo” (cf. At 26.28). A origem da palavra que usamos para nos representar tem total relação com a educação cristã.

O Jesus ressuscitado disse as seguintes palavras: “Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28.19-20).

Sabemos que Jesus tinha uma clara preocupação com o ensino. Nos evangelhos, quase sempre é chamado de mestre. Quando passamos pelas narrativas de Mateus, Marcos, Lucas e João, vemos Jesus a todo momento ensinado. Ele fazia isso com a multidão, na sinagoga, no templo, em pequenos grupos, para os discípulos e até individualmente.

Temos três informações citadas neste artigo que se relacionam: Jesus tinha o prazer de ensinar; ordenou aos seus seguidores que ensinassem e cristão significa ser “seguidor de Cristo”. Deste modo, podemos concluir que não há como estar na caminhada cristã sem se preocupar com a educação cristã. Aprender é próprio do cristianismo e anseio dos seguidores de Jesus.

Agora, precisamos entender qual é realmente a função da educação na vida da Igreja. Lembremos primeiramente que para revelar-se de forma plena, Deus se encarnou (Hb 1.3). Para revelar a glória em plenitude, demonstrar seus desejos eternos e conduzir o mundo à salvação, foi necessário Jesus tornar-se pessoa.

Foi Jesus Cristo, como uma pessoa real, que ressuscitou dentre os mortos e disse para os discípulos “saírem e ensinarem”. E o que os discípulos ensinaram? As Escrituras deixam muito evidente esses ensinamentos e podemos usar como exemplo 1 João 1.1,3:

“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (…); isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo”.

Podemos dizer que todo o Antigo e Novo Testamento, tratam de um tema surpreendente: a revelação de Deus Pai que culmina em Jesus Cristo o nosso Senhor, que vive e reina.

Por isso, quando Jesus disse: “ide e fazei discípulos”, estava os comissionando para proporcionarem ao mundo a mesma experiência que eles tiveram: caminhar com Jesus e ter acesso ao Pai – num novo mundo, o Reino de Deus.

O apóstolo Paulo, por exemplo, pregava nas igrejas o Jesus ressuscitado e ensinava como ter o mesmo estilo de vida de Jesus; como viver o Reino de Deus aqui e agora, mesmo estando aqui nessa terra de lutas. Paulo buscava imitá-lo e tudo que escrevia e aconselhava era para organizar a igreja a caminhar do mesmo modo.

Portanto, anunciar Jesus e batizar pessoas para ensinar tudo o que o Senhor tem ordenado, não é simplesmente dar informações históricas, teóricas, doutrinárias ou religiosas; mas é instruir todos a um relacionamento com uma pessoa real: Jesus Cristo.

É por isso que Jesus, após dizer para a Igreja ensinar, enfatiza que ele está junto com ela até a consumação dos séculos. Na pregação cristã, assim como no ensino, Jesus está presente.

Fiz essa breve descrição para lembrar todos os professores da Escola Dominical que o chamado que eles exercem faz parte da comissão de Jesus Cristo. E todos vocês não são convocados apenas para ler uma revista, comentar tópicos ou explicar uma lição.

Pelo contrário, o professor da Escola Dominical é aluno e discípulo de Jesus. Ele tem uma vida e comunhão com o Senhor. Lê, pesquisa, estuda, ora, faz parte da vida da igreja e por causa disso, recebe a graça e oportunidade de dar aula.

Ministrar uma aula é, na realidade, a oportunidade de passar para os ouvintes como viver para Deus e se assemelhar a Jesus baseado no tema proposto.

Não podemos perder o foco, amados irmãos(as), de qual é o sentido da educação cristã. Ela é muito importante, necessária e prioritária, justamente porque lemos a Bíblia para viver como Cristo.

Se tiver interesse em cursos de capacitação e conteúdo para a Escola Bíblica Dominical, clique no link abaixo e conheça o EBD em Foco.

CONHECER O EBD EM FOCO

Victor Santos

https://www.instagram.com/ovictor.santoss/

COMENTÁRIOS

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: