Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

A IGREJA DE DEUS – 1ª Coríntios Cap.1

O comentário abaixo tem por objetivo refletir as lições espirituais deixadas pelo primeiro capitulo da carta aos Coríntios, apesar de não ser exaustivos, tem sua relevância. A igreja é de Deus, a Ele toda glória e louvor!!







Origem da Igreja. A história da organização da igreja em Corinto foi narrada por Lucas, em Atos 18:1-17. Paulo chegou à cidade em sua segunda viagem missionária, em 50 A.D., e logo foi o primeiro a pregar ali o evangelho. Enquanto morava e trabalhava com Áqüila e Priscila, começou o seu ministério na sinagoga, um ministério que se estendeu por dezoito meses.
A cidade de Corinto tinha reputação por sua prosperidade material, mas era também sinônimo de pecado e imoralidade. A própria palavra Corinto era sinônimo de corrupção. Mas na antiguidade havia uma fonte do mal em Corinto que era conhecida em todo mundo civilizado. Sobre o istmo havia uma colina chamada Acrópoles, e sobre ela estava o grande templo de Afrodite, a deusa do amor. A ele pertenciam mil sacerdotisas que eram prostitutas sagradas, e que ao entardecer desciam do Acrópoles e se ofereciam nas ruas de Corinto, até que surgiu um provérbio grego: “Nem todos os homens podem custear uma viagem a Corinto.”
Além destes pecados mais ásperos, floresciam em Corinto vícios muito mais recônditos, que tinham chegado com os comerciantes e os marinheiros de todas partes do mundo, até que Corinto não só foi sinônimo de riqueza e luxo, de alcoolismo e corrupção, mas também de imundície.
LIÇÕES DO TEXTO
·    Paulo escreve á igreja de Deus que estava em Corinto reafirmando seu apostolado e dando orientações espirituais; Independente do local á igreja é de Deus e não do pastor ou denominação (1 Co 1.1.3);
·    A igreja local por melhor que seja ou enriquecida espiritualmente, tem suas dificuldades, isto devido ao fato que igreja é formada por pessoas humanas sujeita ás falhas (1 Co 1.4-11);
·     Em meio à igreja “sempre existirá grupos de afinidades”, na maioria das vezes isto traz sérios prejuízos; Pertencemos á Cristo, mas aonde Deus nos colocou devemos ser sujeitos aos lideres e honrar á congregação (1 Co 1.12-17; Hb 13.17);
·    A palavra da Cruz (Salvação) é loucura para os gregos porque não parece ter explicação intelectual e escândalo para os judeus devido o que se dizia salvador ter vindo de uma forma simples e ainda morre crucificado (1 Co 1.18-25; 2.2);
·    Deus escolheu á todos para salvação, agora depende da escolha dos homens em querer ser salvos; Homem não pode se autossalvar; Deus chama pessoas para sua obra não por méritos pessoas, mas por sua escolha soberana, ele chama os que nada são para anular os que são; não há razão em se autogloriar; Ex. José, Davi, Moisés, Gideão, Jeremias e etc, (1 Co 1.26-31; Jo 3.16; 2 Pe 3.9; Sl 113.7,8)
Conclusão do Aprendizado Deus chama homens e não anjos para sua obra, então é necessário buscar em Deus direção e sabedoria para que a convivência cristã glorifique ao Senhor. Os exemplos bons foram deixados para imitação e ruins para advertência (1 Co 10.11).
Fonte:
Comentário Bíblico Moody; William Barclay
Bíblia de Ajudas Adicionais, Editora: Alfalit Brasil.
Professor Robson Santos

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...