Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição: Usando a Sutileza a Favor do Meu Povo.
– Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre a atitude de uma adolescente por nome Miriã, irmã de Moisés.
– Depois, apliquem a dinâmica “Uma adolescente muito esperta”.
– Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Uma adolescente muito esperta
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a atitude corajosa de Miriã, irmã de Moisés.
01 cartolina
01 pincel atômico
Procedimento:
– Dividam a turma em 02 grupos.
– Falem: Vocês conhecem a história do personagem bíblico Moisés. Agora, vocês vão recontá-la, da seguinte forma:
A partir da frase inicial “Miriã era irmã de Moisés….” vocês vão falar o restante da história.
O grupo que vai falar a 1ª frase é o número 01, depois segue o 02, e assim sucessivamente até que não haja mais informações para acrescentar.
As informações não podem ser repetidas e devem dar encadeamento a história.
– Depois, quando não houver nada mais a acrescentar, leiam o texto para a turma, observando a coesão textual e se há alguma ideia a ser corrigida.
– Em seguida, conversem sobre a atitude esperta de Miriã para cuidar do seu irmão Moisés.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
GRÁTIS! PARTICIPE E RECEBA SUBSÍDIOS DA LIÇÃO BÍBLICA (ADULTOS)
SAIBA MAIS, CLIQUE AQUI