Adolescentes – Lição 05: Trabalhando em Equipe – Dinâmica

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem: A lição de hoje tem como tema o trabalho em equipe.


– Depois, utilizem a dinâmica “Trabalhando em Equipe”.
– Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Trabalhando em Equipe
Objetivo: Refletir sobre a importância do trabalho em equipe.

Material:
Uma bala para cada aluno

Procedimento:
– Entreguem para cada aluno uma bala.
– Peçam para que eles abram a bala usando apenas uma de suas  mãos.
– Observem as tentativas:
Certamente a maioria terá dificuldade e não conseguirá abri-la.
É muito raro alguém conseguir abrir usando apenas uma das mãos.
Observem se alguém pedirá ajuda a outra pessoa. Caso isto não aconteça, falem que há esta possibilidade, pois não estava proibido o uso das mãos de outra pessoa.
– Agora, peçam para que os alunos abram a bala usando as duas mãos.
– Depois, reflitam sobre:
A dificuldade do trabalho isolado – abrir a bala com apenas uma mão.
A importância do trabalho em equipe – abrir a bala usando as duas mãos ou com ajuda do colega.
– Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Ideia original do uso da bala em dinâmicas desconhecida.


Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?