Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
– Falem do tema da aula: Minha Família, um Campo Missionário!
– Apresentem as 03 situações abaixo, digitadas e coladas em cartolina:
Aluno evangélico em família evangélica
Aluno evangélico em família parte evangélica
Aluno evangélico em família não evangélica
– Em seguida, perguntem para cada aluno qual situação ele está inserido, colocando o nome dele ao lado da situação.
– Falem sobre a criação divina da Família e seus propósitos.
– Falem da situação das famílias de hoje e em seguida perguntem com quem os alunos convivem(moram). Possíveis respostas: com o pai e mãe, somente com a mãe, somente com o pai, com os avós, com tios ou tias, outras situações.
– Entreguem para cada aluno ½ folha de papel ofício e solicitem que desenhem os componentes de sua família(com quem mora).
– Em seguida, falem para que eles escrevam a função de cada pessoa na família, na folha do desenho.
– Falem sobre a função que cada pessoa da família deve exercer. Dentre as funções, enfatizem o ensino da Palavra de Deus e a evangelização, dependendo do tipo de família que tem(apresentada no início da aula).
– Trabalhem os pontos levantados na lição de forma participativa.
– Para concluir utilizem a dinâmica “Anunciando!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Anunciando!
Objetivo: Refletir de que forma assimilamos e propagamos a Palavra de Deus.
Material: 01 bola pequena de isopor, 01 giz, 01 esponja e 01 vasilha com água.
Procedimento:
– Apresentem a água (dentro da vasilha) e falem que ela representa a Palavra de Deus. Os demais objetos representam as pessoas.
– Depois, coloquem a bola de isopor dentro da água.
– Depois o giz.
– Em seguida, coloquem a esponja.
– Perguntem: O que vimos? O que aconteceu com cada objeto? Quais deles absorveram água?
Aguardem as respostas.
– Podemos ser comparados a que tipo de objetos?
Como estamos agindo ao partilhar o evangelho ou o ensino da Palavra de Deus?
A bola de isopor que não absorveu a água?
O giz que absorveu água, mas não compartilha com ninguém?
A esponja que absorve, também libera água e continua com água?
– Para concluir, falem da importância do ensino da Palavra de Deus no lar e a evangelização para os familiares ainda não alcançados pelo evangelho.
Ideia original da dinâmica: desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/