Professoras e professores, observem estas orientações:

– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Antes de falar sobre o tema da aula, perguntem para os alunos:
– Agora, falem que o tema da aula será sobre como fugir da contenda.
– Em seguida, utilizem a dinâmica “Foi a Gota D’água!”
– Depois, trabalhem os pontos destacados no conteúdo da lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Observação: Vejam abaixo uma sugestão para a finalização do trimestre.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Foi a Gota D’água!
Objetivo: Estudar sobre a contenda, suas consequências e como evitá-la.
Material:
Água
01 bandeja.
Procedimento:
– Escrevam no quadro a expressão “Foi a Gota D’água!”
– Perguntem: O que significa esta expressão?
Aguardem as respostas.
As respostas devem ser em torno de algo que faz com que alguém perca seu limite e paciência de suportar uma situação, então, há uma desestabilização emocional, havendo desencadeamento de atitudes variadas, inclusive gerando a contenda.
– Apresentem o copo com um pouco de água.
– Falem: Esta demonstração pode representar esta situação.
– Coloquem mais água no copo e falem: Vão acontecendo situações que nos causam estresse e vão se avolumando. (coloquem mais água no copo, deixando muito cheio, quase transbordando).
– Falem: Mas, uma gota d’água pode fazer o copo transbordar.(agora, coloquem um pouco de água e copo transbordará, usem a bandeja para não cair água no chão).
– Falem: Assim também acontece com agente. Às vezes uma palavra, uma cara feia, pode ser a gota d’água e desencadear uma discussão, uma contenda.
– Peçam para que pelo 02 alunos falem sobre um situação que foi a gota d’água que iniciou uma contenda.
– Falem: É sobre a contenda, suas consequências e como evitá-la, o tema da aula de hoje.
– Agora, iniciem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.
Atividade para a conclusão do trimestre:
– Falem: Neste trimestre, estudamos sobre conselhos extraídos do livro de Provérbios.
– Coloquem cada conselho, representado pelo título de cada lição, dentro de uma bexiga, encham cada bola.
Busque a Sabedoria
Obedeça aos Pais
Evite as más Companhias
Pratique a Bondade
Desvie-se do Mal
Fuja da Imoralidade!
Vença a Preguiça
Tenha cuidado com o que fala!
Aprenda a Perdoar
Como Relacionar-se com o Próximo
Seja Prudente!
Fuja da Contenda!
O Caminho para Viver
– Organizem os alunos em pé formando um círculo.
– Coloquem as bolas dentro do círculo no piso.
– Peçam para um aluno pegar uma bexiga e estoure. Procure o papel e leia para turma. Isto deve acontecer até a última bexiga.
– Solicitem para que os alunos falem sobre este conselho. Depois, vocês acrescentam outras informações.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/