EBD SEM FRONTEIRAS

Adultos: A Obra da Salvação – Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida Lição 14: Vivendo com a mente de Cristo

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição: Vivendo com a mente de Cristo.
– Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Com a Mente de Cristo”.
– Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção! Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no marcador “Discipulando”, deste blog.
Para a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador “Subsídio Pedagógico Discipulado 1” e “Subsídio Pedagógico Discipulado 2”, do currículo antigo. Façam bom proveito!

Dinâmica: Com a Mente de Cristo
Objetivo:
Refletir sobre ações preventivas e protetoras para a nossa mente que podem ser tomadas para que tenhamos a mente de Cristo.

Material:
Óculos escuro
Protetor de ouvido
01 máscara facial(do tipo que se vende em farmácia)
01 par de luvas(descartáveis)
01 figura de 01 cérebro
Procedimento:
– Apresentem a figura do cérebro.
– Falem, apontado para a figura.
No sentido figurado, cérebro é o centro da inteligência e da razão. É nele que se processam as ideias e as atitudes.
As diversas informações chegam até ele através de nossos sentidos, das mais variadas formas.
– Falem: Somos peregrinos na terra e passamos com situações adversas, pois a Bíblia afirma: “No mundo tereis aflições…(Jo 16.13).
O que vemos, ouvimos e sentimos podem dominar nossa mente. Mas, podemos viver de forma diferente com a mente de Cristo.
– Entreguem para um aluno os óculos escuros, protetor de ouvido, máscara facial e o par de luvas.
– Perguntem:
Para que servem os óculos escuros, protetor de ouvido, máscara facial e o par de luvas?
Aguardem as respostas.
Certamente, as respostas vão fazer referência que estes objetos são utilizados para proteção.
– Agora, peçam para que ele coloque cada objeto.
– Agora, perguntem:
Que ações preventivas e protetoras para a nossa mente podem ser tomadas para que tenhamos a mente de Cristo, por meio da visão, da audição, da fala e do que pegamos?
Aguardem as respostas.
Depois, recolham os objetos.
– Em seguida, iniciem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.

Sugiro que vocês proporcionem aos alunos a oportunidade de testemunhar sobre a salvação que desfrutam no tempo presente e o que esperam no futuro.
Creio que será bem proveitoso, pois através da fala deles vários pontos estudados nas lições podem ser revisados de forma prática.

Fonte: Atitude de Aprendiz

Faça um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

×