Adultos: Jesus, o Homem Perfeito – O Evangelho de Lucas, o médico amado Lição 07: Poder sobre Doenças e Morte (Dinâmica)
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição: Poder sobre Doenças e Morte.
– Depois, perguntem: Por que razão Jesus curava e ressuscitava?
Aguardem as respostas. Escreva-as no quadro ou cartolina e reservem.
– Trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa e contextualizada.
– Em seguida, falem: E agora, o que podemos ampliar nestas respostas emitidas no início da aula?
Apresentem as respostas do início da aula e aguardem que os alunos acrescentem outras informações.
Observação: Quer conhecer melhor sobre o Método de Perguntas e Respostas? Leiam o texto pedagógico postado abaixo.
– Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Desenrole que Aparece!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Desenrole que Aparece!
Objetivos:
Oportunizar momentos de socialização de curas recebidas e agradecimento a Deus.
Reconhecer que Jesus continua curando na atualidade.
Material:
01 rolo de papel higiênico do tipo picotado e 01 caneta para cada aluno.
Observação: A ideia do uso do rolo de papel higiênico não deve entendida como desmerecimento aos feitos divinos, mas uma proposta de desenrolar(abrir) e aparecer o que estava guardado, expondo a quantidade de bênçãos recebidas pelas pessoas da classe.
Procedimento:
– Falem: O rolo de papel higiênico vai passar de mão em mão e cada pessoa deverá retirar a quantidade referente a cura ou curas que já recebeu.
Se alguém não tiver recebido cura, peçam que façam referência a cura de alguém da família ou de um amigo etc.
– Enfatizem que o papel não servirá para uso de higiene e que a ideia do uso do rolo de papel higiênico não deve entendida como desmerecimento aos feitos divinos, mas uma proposta de desenrolar(abrir) e aparecer o que estava guardado, expondo a quantidade de bênçãos recebidas(curas) pelas pessoas da classe.
– Solicitem que cada aluno conte quantas partes picotadas ele tem.
– Agora, orientem para ele escrever, de forma objetiva, uma cura em cada parte do papel.
Exemplos:
01 parte do papel: 01 cura
04 partes do papel: 04 curas
– Estipulem no máximo 10 minutos para isto.
– Cantem ou falem, conjuntamente, a 1ª estrofe e o estribilho do hino da Harpa Cristã no. 564:
“Se da vida as vagas procelosas são,
Se, com desalento, julgas tudo vão,
Conta as muitas bênçãos, dize-as duma vez,
E verás, surpreso, quanto Deus já fez!
Conta as bênçãos! Dize-as quantas são,
Recebidas da divina mão!
Vem dizê-las, todas duma vez,
E verás, surpreso, quanto Deus já fez!”
– Depois, escolham um aluno que tem poucas partes do papel e outro que tem muitas e solicitem que socializem o grupo as curas recebidas.
– Para concluir, leiam o Salmo 40.05:
“Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti: eu quisera anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.
Ideia original desconhecida da utilização do rolo de papel higiênico para outros tipos de dinâmica.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Método de Perguntas e Respostas
O Método de Perguntas e Respostas consiste em lançar uma pergunta para os ouvintes, de forma que promova nos alunos um momento de reflexão para emitir suas respostas.
Neste método é requerida uma pergunta bem elaborada, evitando assim respostas factuais e que conduzam a resposta com sim, não, não sei, talvez etc.
A utilização deste método nas aulas da EBD pode ser tanto no início, no meio ou final da aula, dependendo então do momento, que o professor desejar, previamente pensado na execução do planejamento.
A pergunta pode ser emitida, para turma, oralmente ou apresentada por escrito; depois de sua apresentação, aguarde um pouco de tempo e comece a anotar as respostas no quadro ou cartolina. Caso as respostas não apareçam de imediato, provoquem os alunos para que eles falem.
As vantagens de sua utilização podem ser observadas, pois com sua inserção na aula, o professor está oportunizando a participação do aluno na aula, além de conhecer o que o aluno sabe sobre o tema.
Quanto às desvantagens, podem ser citadas:
– O aluno não conhecer o tema e não emitir resposta;
– Outro que emite a resposta e ter vergonha de estar errada e temer que pode acontecer atitudes inadequadas dos colegas devido a resposta dele – isto deve ser corrigido pelo professor, para que todos possam ter coragem de falar e saber que vai ser respeitado;
– Despreparo do professor em aceitar todas as respostas e depois não saber como extrair delas elementos para a análise final.
Não descarte nenhuma resposta, mesmo que esteja errada, incompleta ou não fazer sentido ao que foi perguntado. Todas as respostas devem ser observadas, pois ao ser lançada a pergunta, as respostas aparecerão.
Depois, é importante analisar todas as respostas, apresentando os argumentos bíblicos para o desfecho da análise. Dessa forma, o aluno perceberá que o professor “aproveitou” suas ideias, não deixando-as de lado e, certamente, em outras ocasiões continuará a querer participar, ao invés de se fechar, se o professor fizer de conta que não escutou uma resposta ou não dando atenção ao aluno pela emissão de algo errado ou descabido ou porque o professor não cortou de imediato as ações de pouco caso dos colegas etc.
Jesus utilizou-se de várias formas de ensinar, dentre eles o de Perguntas e Respostas. As perguntas lançadas por Jesus objetivavam levantar questionamentos, fazendo o ouvinte pensar, instigando à dúvida, proporcionando-lhe um novo aprendizado.
“Pois qual é mais fácil? Dizer: Perdoados te são os teus pecados ou dizer: Levante-te e anda?“ Mt 9.5
“O batismo de João era do céu ou dos homens? Respondei-me.” Mc 11.30
“… Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” Mt 16.13.
Que tal seguir o exemplo do Mestre dos mestres? Utilize o método de perguntas e respostas nas aulas da EBD, ele fica muito bem nas aulas expositivas! Observe as orientações deste texto e faça bom proveito!
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/