Adultos: Jesus, o Homem Perfeito – O Evangelho de Lucas, o médico amado Lição 13: A Ressurreição de Jesus (Aula Dinâmica e Fechamento)

adultosProfessoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Observação: Organizem o tempo da aula de forma que vocês trabalhem a 13ª. lição e também realizem a conclusão do trimestre(vejam abaixo uma sugestão)
– Apresentem o título da lição: A Ressurreição de Jesus.
– Depois, utilizem a dinâmica “O Grande Vencedor”.
– Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma participativa, buscando o envolvimento do aluno com a aula, além de contextualizar o tema com o tipo de aluno que você tem. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Grande Vencedor
Objetivo: Estudar e refletir sobre os últimos momentos de Jesus na terra, enfatizando a ressurreição.

Material:
01 filme sobre Jesus
01 DVD
01 TV
02 cartolinas
02 pincéis atômicos
Procedimento:
1 – Uma semana antes da aula:
– Escolha um filme sobre Jesus.
– Assista ao filme, observando a parte que se refere ao tema da lição.
2 – No dia da aula:
– Cheguem cedo a EBD e organizem o local da aula, montem os equipamentos e observem se estão funcionando.
– Aguardem os alunos.
3 – Durante a aula:
– Depois que vocês falarem que o tema da aula será sobre a ressurreição de Jesus, vencendo a morte, falem que nesta aula, vocês vão assistir parte de um filme sobre Jesus.
– Falem que durante a exibição de parte do filme, é necessário silêncio e atenção para que haja entendimento dos acontecimentos.
– Depois da exibição, dividam a turma em dois grupos.
– Entreguem 01 cartolina, 01 pincel atômico para cada grupo.
– Orientem para que cada grupo desenhe 01 cena que mais chamou a atenção deles. Depois, eles mostram os desenhos, falando uma frase que represente o que estão apresentando. Estipulem no máximo 05 minutos para esta atividade.
– Não se esqueçam de enfatizar que o sofrimento de Jesus foi para salvar cada um deles e que sua ressurreição dá sentido a vida cristã, pois se Cristo não tivesse ressuscitado vã seria nossa fé, conforme lemos em 1 Co 15:14:
“E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé”.
– Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.

- EBD INTERATIVA -

Sugestão para Conclusão do Trimestre
O evangelho de Lucas 1.1 e 3 faz referência a colocar em ordem a narração dos fatos sobre Jesus. Que tal fazer também através de uma Linha do Tempo, para finalizar o tema do trimestre?
Pode ser usado um cordão, uma fita para colocar os fatos da vida e ministério de Jesus. Ou pode ser feito com uma folha de papel madeira, com uma linha traçada e os episódios marcados. Os fatos podem ser colocados utilizando datas, figuras e/ou palavras. Vejam este exemplo:

Fatos que devem ser falados na linha do tempo:
Nascimento em Belém
Fuga para o Egito
Infância em Nazaré
12 anos no templo em Jerusalém
30 anos
Batismo
Tentação
Ministério:
– Escolha dos discípulos/ treinamento/limitação
– Missão de Jesus e os discípulos
– As mulheres no ministério de Jesus
– Fatos que demonstram o poder de Jesus sobre as doenças, a morte, a natureza e os demônios
– Valores do reino: tesouro na terra x tesouro no céu
33 anos
Páscoa e instituição da Ceia
Traição
Prisão
Julgamento
Crucificação
Morte
Ressurreição

Façam bom proveito!
Por Sulamita Macedo.

Fonte: Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

EBD Em Foco

COMENTÁRIOS

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....
Como podemos ajudar?

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: www.ebdinterativa.com.br

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados
https://ebdinterativa.com.br/shopping