O primeiro passo para a elaboração de um plano de aula de acordo com a BNCC é que o ponto de partida precisa ser diagnosticado.
Logo nos primeiros dias de aula, é necessário possuir um diagnóstico muito bem elaborado acerca dos conhecimentos que os estudantes já possuem.
O próximo passo é, então, definir, dentre as habilidades a serem desenvolvidas, as metodologias necessárias nesse momento, ou seja, estabelecer o que será trabalhado e de que forma, com o intuito de desenvolver a autonomia dos estudantes na conquista de suas aprendizagens e desenvolvimento de habilidades. A BNCC detalha muito bem quais habilidades precisam ser desenvolvidas em cada segmento escolar.
Algumas metodologias ativas facilitam o desenvolvimento de planos de aula a partir das habilidades, em consonância com a BNCC. São elas:
Projetos
Os projetos possuem a vantagem de se apresentarem como metodologia interdisciplinar, facilitando a abordagem de diversas habilidades em um plano de aula. Como desvantagem, o projeto costuma ser um pouco mais complexo para ser elaborado, mas, após o início de sua aplicação, facilita bastante a prática em sala de aula.
Elaborar um projeto parte de um problema inicial que costuma ser uma questão levantada pela turma no decorrer da aula. Esse problema costuma ser chamado de “situação problema” e contempla a vantagem de partir do que a criança já sabe, onde deverá chegar, denominados como: objetivos do plano de aula.
Embora o tema ou problema inicial do projeto possa ser bastante simples, seu caminho é muito rico e o trabalho por meio dele é uma excelente alternativa para guiar os estudantes pelas habilidades descritas na BNCC.
Sequências didáticas
As sequências didáticas costumam seguir o desenvolvimento de uma ou mais habilidades dentro de campos similares, como ler e escrever. Podemos pensar em sequências de atividades para planos de aula buscando desenvolver a leitura e a escrita a partir dos gêneros textuais, bastante presentes nas diretrizes da BNCC para alfabetização.
Elaborar planos de aula de acordo com a BNCC com base nas sequências didáticas é também uma excelente forma de abordar os conteúdos em diferentes perspectivas. Se pensarmos na habilidade de dividir números, é possível criar sequências que envolvam material concreto, cálculos informais e formais e, por fim, sistematização e registro.
O passo a passo para um plano de aula de acordo com a BNCC
Após a compreensão de que o plano de aula deve partir das habilidades contidas na BNCC, podemos elaborar o passo a passo da seguinte forma:
Elabore o tema a partir da habilidade
O tema precisa ser atrativo para as crianças e para os adolescentes. Portanto, se você pretende aplicar uma sequência didática para o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e ortografia utilizando os contos clássicos, o tema pode ser o próprio título de um dos livros ou uma versão mais moderna dos contos, porém que chame a atenção dos estudantes.
Elenque os objetivos do Plano de Aula
Embora pareça claro, é importante elencar todos os objetivos pretendidos no Plano de Aula.
Ao escrever, de forma detalhada, é possível compreender que outros objetivos também poderão ser alcançados por meio das atividades planejadas.
Descreva as atividades detalhadamente
Esta é a parte prática do Plano de Aula em conformidade com a BNCC e, quanto mais detalhado ele for, menores chances haverá de imprevistos.
Uma ótima ideia é elaborar o plano em colunas, nas quais esteja inserido o tempo de cada aplicação, quantas aulas serão necessárias, qual a organização da sala de aula, como será a sistematização e as avaliações e quais atividades farão parte deste plano.
Levante os recursos necessários
Analisando as suas atividades, questione se será possível elencar os recursos necessários para aplicação do Plano de Aula de acordo com a BNCC. Assim, será possível organizar, antecipadamente, materiais que necessitem de reserva, como recursos tecnológicos ou os que exijam compra e ou ida ao estoque da escola.
Lembre-se de realizar o levantamento de todo o material didático para que não haja imprevistos que comprometam o andamento das suas aulas.
Pense na forma de avaliação
Todo Plano de Aula deverá ser avaliado, ainda que não formalmente ao final das atividades. Ainda que a avaliação da aprendizagem seja feita em outras sequências, ou durante a realização de atividades de rotina em sala de aula, essa é uma etapa fundamental para avaliar a qualidade do trabalho realizado.
Em primeiro momento, desenvolver o plano de aula de acordo com a BNCC talvez seja complexo, mas a Base pode ser uma grande aliada para a prática em sala de aula. Sua grande vantagem é a descrição das habilidades para cada etapa, o que direciona bastante o trabalho do professor.
É importante considerar, ainda, que todo plano de aula precisa ser pensado em conjunto com a coordenação escolar ,deve-se levar em conta a realidade escolar e as particularidades dos estudantes, já que a ideia da Base é nivelar o aprendizado mínimo, mas não padronizar as realidades diversas das escolas brasileiras.
Para conhecer mais sobre a BNCC e sua aplicação em sala de aula, leia também o texto sobre as mudanças na alfabetização a partir da BNCC!