Lição bíblica, Subsídios, slides editáveis e materiais para fazer sua classe da EBD crescer mais. Tenha todo material necessário para a ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Dez histórias de perseguição que foram importantes nos anos 10

Jesus disse a Seus seguidores que o mundo os odiaria (João 15: 18-19)

- EBD INTERATIVA -

Jesus disse a Seus seguidores que o mundo os odiaria (João 15: 18-19), por isso não é surpresa que as pessoas que usam Seu nome em todo o mundo ainda estejam sendo perseguidas em nossos dias. Muitos desses irmãos e irmãs cristãos permanecem anônimos para o mundo, conhecidos apenas pelo Pai pelo qual servem e sofrem.

Alguns desses crentes e suas histórias, no entanto, chegam à consciência (e, esperançosamente, às listas de oração) dos cristãos em todo o mundo, e até às páginas dos principais jornais e ondas de notícias nacionais.

Aqui estão dez histórias importantes de perseguição cristã que atingiram esse nível nos últimos dez anos:

10. Estabelecimento do ISIS de um califado onde os cristãos não eram bem-vindos.

Quando o ISIS começou a controlar o território em 2014 e estabelecer seu chamado califado, os lares e as empresas cristãs foram marcadas com o símbolo nuun , a letra N árabe de “Nazareno” que significava seguidores de Jesus. Aos cristãos tradicionais foi oferecida a opção de fugir e perder suas casas ou pagar uma taxa de subjugação jizya e permanecer no califado. Ex-muçulmanos convertidos ao cristianismo também tiveram duas opções: retornar ao Islã imediatamente ou ser morto. Dezenas de milhares de cristãos fugiram de suas casas no Iraque e na Síria, mudando-se para campos dentro de sua nação ou nas nações vizinhas. Muitos ainda estão tentando se recuperar e recompor suas vidas.

No auge do ataque do ISIS, entrevistei um pastor iraquiano. Quando terminamos nossa conversa, perguntei-lhe como os cristãos americanos podiam orar. Jamais esquecerei seu primeiro pedido: “Ore para que Deus chame os cristãos para ficar aqui”. Havia tantas razões boas e lógicas para fugir. Muitos de seus membros da igreja foram para a Europa ou América do Norte. Mas ele estava nos pedindo para orar para que alguns cristãos se sentissem chamados a permanecer e continuar o alcance do evangelho em sua nação.

9. Igrejas fechadas no Irã; Igreja explode no Irã.

A igreja no Irã explodiu em crescimento nos últimos 10 anos, quando o povo da República Islâmica perdeu a fé em seu governo islâmico – e também no próprio Islã. Em 2013, o prédio da igreja Assembléias de Deus de Teerã foi fechado – uma das últimas “igrejas construídas” realizando cultos em farsi que permaneciam abertos no país. Hoje, todas as igrejas estão fechadas. Todas as reuniões cristãs ocorrem em casas particulares, em parques ou em outro local, e todas são ilegais. Os líderes das igrejas domésticas são presos, interrogados e presos, mas a igreja continua a crescer. Existem estimativas de que até um milhão de iranianos estão seguindo Jesus Cristo.

8. O pastor Andrew Brunson preso, julgado e finalmente libertado na Turquia. 

É difícil imaginar ser mais conhecido do que ter o presidente Trump twittando sobre o seu caso. Quando Andrew e Norine Brunson foram à delegacia em outubro de 2016, eles pensaram que estavam prestes a receber o status de residente permanente na Turquia. Em vez disso, Andrew seria mantido por dois anos de prisão, acusado de ajudar a liderar um golpe contra o presidente turco Erdogan.

Desde sua libertação, o pastor Brunson tem sido aberto sobre a grande dificuldade que enfrentou na prisão; lutando com sua própria fé em Deus e, a certa altura, se perguntando se ele estava perdendo sua sanidade.

7. Omar al-Bashir retirou-se do poder no Sudão após décadas de alvejar cristãos.

O governo islâmico de Bashir há muito visava cristãos no Sudão do Sul; com a separação dessa área em uma nova nação separada em 2011, o governo de Bashir voltou mais atenção aos cristãos em seu novo país menor.

Meriam Ibrahim foi preso por apostasia e condenado à execução. O cristão tcheco Petr Jasek – meu colega de trabalho na voz dos mártires – foi condenado à prisão perpétua por suposta espionagem antes de o governo tcheco providenciar sua libertação. Dois cristãos acusados ​​de conluio com Petr também foram considerados culpados, enviados para a prisão e depois libertados.

Mas no final de 2018 o povo do Sudão se levantou e exigiu uma mudança. O governo de Bashir foi afastado do poder em 2019, com um derramamento de sangue surpreendentemente pequeno. O ex-ditador foi preso e atualmente está trancado em uma das prisões onde Petr estava detido.

6.  Martírio de John Chau na Ilha Sentinela do Norte.

Foi pouco antes do Dia de Ação de Graças em 2018, quando o mundo soube que um jovem americano havia sido morto por ilhéus na Ilha Sentinela do Norte, uma pequena ilha pertencente à Índia cujos habitantes são completamente isolados do mundo. Os noticiários iniciais pintaram John Chau como um candidato a aventura ou algum tipo de cristão Indiana Jones. Houve críticas, inclusive de muitos na comunidade cristã. O que ele estava pensando? A que tipo de doenças ele expôs os norte-sentinelas? Por que correr esses riscos?

Os detalhes que surgiram desde pintam um retrato muito mais profundo de um jovem que se preparava há anos para ir à ilha para compartilhar o amor de Deus com o povo norte-sentinela. E hoje, milhares de cristãos estão orando pelas pessoas em uma ilha que nunca ouviram falar antes de John Chau pousar seu caiaque na praia.

5. A ascensão do nacionalismo hindu ao poder na Índia.

Quando Narendra Modi foi eleito primeiro-ministro na Índia, ele se apresentou como o líder profissional e pró-negócios que levou eletricidade a milhares de cidadãos em Gujarat, seu país natal. O que ele não falou muito, mas era bem conhecido pelos eleitores da Índia, foi sua formação no movimento RSS nacional-hindu que visa tornar todo cidadão indiano um hindu e fazer com que os não-hindus se sintam o menos desejados possível.

Após sua eleição inicial em 2014, Modi foi reeleito em 2019 com uma maioria ainda mais forte, e ele mantém as promessas de campanha à sua base de RSS, encerrando a autonomia muçulmana na Caxemira e agora oferecendo cidadania a não-muçulmanos dos países vizinhos. 

Os cristãos indianos receberam uma mensagem clara enquanto assistiam o governo de Modi agir: você não é bem-vindo e não será protegido. Nacionalistas hindus também receberam uma mensagem: ataques a cristãos ou outras minorias religiosas serão tolerados e até incentivados por Modi e seu governo apoiado por RSS.

4. Mudanças na China.

Nos últimos 10 anos, houve um aumento alarmante de perseguição de cristãos (e muçulmanos) na China, liderada pelo presidente do Partido Comunista Xi Jinping. Novas leis sobre religião entraram em vigor no início de 2018 e levaram a aumentos acentuados nas demolições de igrejas, prisões de líderes e controle de todas as atividades religiosas na China. Simultaneamente, a China criou um estado de vigilância que rastreia todos os cidadãos chineses em todo o país, dificultando significativamente o trabalho cristão clandestino.

Inúmeras igrejas não registradas foram fechadas e vários pastores chineses conhecidos estão atualmente na prisão. Além de perseguir cidadãos cristãos, a China tentou forçar cristãos estrangeiros, com vários estrangeiros descobrindo que seus vistos foram revogados ou não serão renovados.

3. Caso de blasfêmia de Asia Bibi no Paquistão

A saga de perseguição de Asia Bibi durou quase toda a década, quando ela foi presa em 2009 e depois condenada à morte por um tribunal inferior. Seu processo de apelação levou anos antes de a Suprema Corte do Paquistão finalmente decidir em outubro de 2018, que não havia base para as acusações de blasfêmia contra ela e ordenou sua libertação.

Mas, mesmo após o pedido, foram necessários mais de seis meses para que ela deixasse o Paquistão em busca de um novo lar não revelado, onde sua proteção pudesse ser melhor segurada.

Apesar do eventual resultado justo no caso da Ásia, as leis de blasfêmia que a mandaram para a prisão e são frequentemente usadas como um bastão para resolver disputas ainda estão no livro no Paquistão.

2. Garotas Chibok sequestradas na Nigéria, apenas um capítulo da história do surgimento de jihadistas islâmicos e do Boko Haram na tribo Fulani.

A ascensão da mídia social nesta década colocou esta história de 2014 de 276 meninas sequestradas – muitas das quais cristãs – na frente de milhões de pessoas, enquanto milhares – incluindo a primeira-dama Michelle Obama – twittou a hashtag #bringbackourgirls.

Cinco anos depois, muitas dessas meninas ainda estão desaparecidas , e o problema dos ataques da jihad islâmica não apenas continua no norte da Nigéria, mas também se espalhou para o Níger, Mali, Burkina Faso e outras nações próximas.

Os cristãos são alvos, e o governo da Nigéria não demonstrou vontade nem capacidade de interromper os ataques – algo que dificilmente mudará com a chegada de 2020.

1. 21 homens mortos na praia na Líbia por açougueiros do ISIS.

Como Leni Riefenstahl na Alemanha dos anos 30, os terroristas do ISIS compreendem claramente o poder das imagens em movimento. O grupo fez questão de divulgar um registro em alta definição de seu mal, desde a queima de um piloto jordaniano até a decapitação de reféns ocidentais. Imagens do assassinato em 2015 de 21 “pessoas da cruz” em uma praia na Líbia estão gravadas na memória de milhões. Os homens – 20 cristãos coptas do Egito e um cristão de Gana – foram aclamados como mártires e heróis em casa. O vídeo capturou alguns deles dizendo, nos segundos finais de sua vida terrena, “Jesus me ajude”.

Os cristãos de todo o mundo foram inspirados por sua fé corajosa. Eles poderiam ter salvado suas vidas aceitando o Islã. No entanto, sabendo o que os esperava, eles escolheram o caminho de Cristo. 

Haverá mais histórias de perseguição cristã em 2020 e além – as promessas de Jesus são sempre verdadeiras. E os cristãos das nações livres terão mais oportunidades de serem inspirados – e orar por – cristãos que escolhem Cristo em lugar de seu conforto ou mesmo de suas vidas.

Todd Nettleton é o apresentador da Rádio A Voz dos Mártires , um programa semanal de meia hora ouvido em mais de 1000 estações de rádio e por ouvintes de podcast em todo o mundo. Todd trabalha com A Voz dos Mártires há 21 anos e fala regularmente nas Conferências Avançadas da VOM . Ele viajou para mais de 20 nações restritas e hostis e entrevistou centenas de crentes que enfrentaram perseguição por seu testemunho cristão. Ele é o autor de Restricted Nations: North Korea e fez parte da equipe de redatores de outros quatro livros do VOM.

Fonte: CBN

SUA OPINIÃO É RELEVANTE, COMENTE

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte mais informação

Descubra mais sobre EBD INTERATIVA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

CLIQUE AQUI
Saiba mais, Clique aqui
EBD INTERATIVA
Olá! Seja bem-vindo (a)....

✏️🔍Acesse no Portal EBD Interativa: https://ebdinterativa.com.br/shopping

✅ Livros / Cursos / Slides / Certificados

Confira as ofertas de hoje...