Dinâmica Adultos – A Gloriosa Esperança do Apóstolo
Dinâmica: Desembarcando com Paulo
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
– Apresentem o título da lição: A Gloriosa Esperança do Apóstolo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Reservem um tempo no final da aula para conclusão do trimestre com a utilização da dinâmica “Desembarcando com Paulo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco; material da dinâmica;
– Método audiovisual: 01 forma de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição, mas, vocês podem escrever outras informações;
– Participação dos alunos na aula;
– Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Desembarcando com Paulo
Objetivos:
Refletir e apontar o que temos aprendido nessa “viagem” de estudos sobre o apóstolo Paulo.
Concluir o estudo sobre o apóstolo Paulo, “desembarcando” depois de 13 dias(as lições) de viagem.
Material:
01 mala ou baú ou figura
Procedimento:
– Falem: Na lição 01, embarcamos para uma viagem de 13 dias com o apóstolo Paulo. Os 13 dias se referem as 13 lições.
– Hoje, no 13º dia da viagem(lição 13), precisamos desembarcar.
– Apresentem a mala e perguntem:
O que temos na nossa bagagem, isto é, o que aprendemos durante este período?
Aguardem as respostas.
Creio que aparecerão muitas informações. Mas, tenho certeza de que será muito positivo.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz