Dinâmica Adultos: Inerrância da Bíblia
Lição 03: A Inerrância da Bíblia
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
3 – Apresentem o título da lição: A Inerrância da Bíblia, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
– Posteriormente, apliquem a dinâmica “Inerrância da Bíblia”.
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras e expressões para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Depois, desta aula, solicitem para que os alunos pesquisem sobre
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco e material da dinâmica;
– Método audiovisual: escrever no quadro o título da lição, as palavras e expressões; mas, vocês podem escrever outras informações
– Participação dos alunos na aula;
– Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: Inerrância da Bíblia
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a inerrância da Bíblia.
Material:
01 quadro branco
01 marcador para quadro branco
Procedimento:
– Escrevam no quadro a palavra “Fake News”.
– Perguntem: O que são Fake News?
Aguardem as respostas.
Certamente vão girar em torno de que são informações falsas que são divulgadas na internet como se fossem verdadeiras.
– Peçam para que os alunos apontem apenas 02 Fake News veiculadas recentemente.
Analisem com os alunos o que pode levar alguém a divulgar um tipo de informação desta e as consequências para quem acredita.
– Depois, falem: A Bíblia não veicula informações falsas. Muitos afirmam que ela tem erros e não é digna de crédito. Mas, podemos afirmar que a Bíblia é a Palavra de Deus, inerrante e confiável, seu conteúdo promove consequências positivas para a vida daquele que a ler, pois o autor de sua mensagem é verdadeiro, o próprio Deus.
E é sobre isto que vamos estudar na lição de hoje, aprofundando-se neste assunto que tem trazido polêmicas. Mas, a Bíblia adverte:
“Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência”(1 Timóteo 6:20).
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz