Dinâmica Adultos Lição 10: O Cativeiro de Israel: Reino do Norte

Dinâmica: Coração dividido?

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

– Apresentem o título da lição: O Cativeiro de Israel: Reino do Norte, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

. Escrevam no quadro as seguintes palavras referentes a decadência da nação israelita: política, social, econômica e religiosa.

Façam alusão a estes 04 aspectos ao trabalhar as informações durante o estudo da lição.

. Utilizem um mapa para mostrar o reino do Norte(Israel) e a Assíria.

Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.

. É bem provável que vocês precisem do significado destas palavras que estão no corpo da lição: vilipendiados, sincretismo, espoliado e metáfora.

– Para concluir, utilizem a dinâmica “Coração dividido?”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, mapa e material da dinâmica;

– Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição; as palavras referentes a decadência da nação israelita: política, social, econômica e religiosa; mas, vocês podem escrever outras informações;

– Participação dos alunos na aula;

– Aplicação de 01 dinâmica, como conclusão e contextualização do tema.

Dinâmica: Coração dividido?

Objetivo:

Refletir sobre atitudes que nos distanciam de Deus, promovendo mudança de comportamento.

Material:

Figura do contorno de uma pessoa com um coração desenhado

01 rolo de fita adesiva

01 lixeira ou 01 saco para lixo

Folhas de papel ofício divididas em 04 partes

Procedimento:

– Falem: Estudamos sobre o aspecto religioso degradante que se encontrava o reino do Norte, o povo desobediente a Deus e adorando a ídolos.

– Distribuam 02 partes da folha de papel ofício para cada aluno.

– Coloquem em lugar visível a figura do contorno de uma pessoa com um coração desenhado.

– Falem: Que tal a gente pensar agora sobre aquilo que está deixando o nosso coração dividido entre Deus e as coisas que nos afastam dele?

– Então, peçam para que os alunos utilizem as 02 partes da folha de papel ofício. Em uma escrever o que precisa ser retirado e na outra o que pode permanecer.

– Solicitem para que os alunos coloquem na lixeira os papéis contendo as atitudes negativas, representando a limpeza requerida para um coração santo de um cristão.

– Agora,  leiam:

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”(João 15:1 a 3).

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

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