fbpx

Dinâmica Discipulado Lição 04: Crendo no Deus trino

A Trindade é assim, desta forma final: São 03 em 01, isto é, 03 pessoas que cumprem funções diferentes, mas que são um.

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

– Apresentem o título da lição: Crendo no Deus Trino.

– Falem que nesta aula, vamos estudar sobre Trindade.

– Perguntem o que eles sabem sobre isto.

Mesmo que seus alunos sejam novos convertidos, eles têm ideia do que seja Trindade ou já ouviram falar sobre isto, mesmo que se forma superficial.

Aguardem as respostas.

– Depois, organizem as ideias sobre Trindade partindo do que os alunos apontaram e acrescentem outras ideias, chegando a afirmação de que a Trindade se refere a um Deus trino: Pai, Filho e Espírito Santo.

– Para exemplificar o conceito de Trindade, apliquem a dinâmica “3 em 1”.

– Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: 3 em 1

Objetivo: Exemplificar de forma simples o conceito de Trindade.

Material:

01 caneta

01 copo grande transparente

01 colher de leite em pó

Café(líquido)

01 colher de açúcar

Procedimento:

– Falem: Para exemplificar e melhorar o entendimento sobre Trindade, vejam este exemplo:

Apresentem a caneta e retirem a tampa, a carga.

Falem: Aqui há 03 componentes que compõem a caneta. Separadamente, eles não formam a caneta.

Agora, coloquem a carga e depois a tampa. Observem que agora a caneta está formada por completo. Assim, também é a Trindade, 03 pessoas, mas um único Deus.

– Para exemplificar a função de cada pessoa da Trindade, vejam este exemplo:

Apresentem um copo grande e transparente com café(líquido), uma colher de leite em pó e de açúcar.

Perguntem: O Sabor destes 03 alimentos são iguais?

Certamente que vão dizer que não são iguais.

Enfatizem que cada um tem um sabor diferente do outro.

Falem, dessa forma é Trindade, cada pessoa tem sua função, mas formam um Deus.

Agora, juntem o leite, o açúcar e o café.

– Falem: A Trindade é assim, desta forma final: São 03 em 01, isto é, 03 pessoas que cumprem funções diferentes, mas que são um.

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de aprendiz

COMENTÁRIOS

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: