Dinâmica I Lição 01: A Autoridade da Bíblia
Adultos - A Supremacia das Escrituras: A inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
6 – Em seguida, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
– Tema: A Supremacia das Escrituras: A inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus.
– Capa:
O que vemos?
Uma Bíblia aberta que emana raios de luz.
O que a figura tem a ver com o tema?
A figura apresenta a Bíblia como fonte de iluminação, nos remetendo ao que o salmista afirma “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”(Salmo 119:105).
– Comentarista: Pastor Douglas Baptista
Apresentem informações sobre ele, vejam na introdução do plano de aula(página 04) contida na lição 01. Se possível, mostrem uma foto dele.
– Lições do trimestre:
Você pode apresentá-los através da dinâmica “A Escritura” (veja abaixo).
07 – Agora, trabalhem a lição 01:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!
– Apresentem o título da lição: A Autoridade da Bíblia, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.
Quadro e marcador são recursos didáticos.
– Para iniciar, lancem a ideia da leitura anual da Bíblia
Entreguem para os alunos um plano de leitura e argumentem sobre a importância de sua realização para a vida do cristão.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Observação:
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;
– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, papel madeira, pincel atômico, mapas e material da dinâmica;
– Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição, mas, vocês podem escrever outras informações;
– Participação dos alunos na aula;
– Aplicação de 01 dinâmica.
Dinâmica: A Escritura Sagrada
Objetivo: Apresentar os títulos das lições do trimestre.
Material:
01 Bíblia grande
Os títulos das 13 lições digitadas
Cartolinas de diversas cores
Cola branca
Tesoura para cortar papel
Fita adesiva
Quadro branco ou outro material
Procedimento:
Antes da aula:
– Digitem os títulos das lições, recortem e colem cada um em cartolina de diversas cores.
– Coloquem os títulos das lições dentro da Bíblia, distribuindo-os ao longo de suas páginas, deixando que apareçam um pouco das cores das cartolinas.
No início da aula:
– Façam a panorâmica do trimestre e para concluí-la apresentem as lições. conforme orientações acima e as citadas abaixo.
– Apresentem a Bíblia e perguntem: Há algo diferente com esta Bíblia?
Aguardem as respostas. Certamente vão falar que há algo colorido aparecendo.
– Então, Falem: Vamos descobrir do que se trata.
– Escolham um(a) aluno(a) e entreguem a Bíblia para ele(a).
– Peçam para ele(a) comece a retirar os títulos das lições, um de cada vez, e ler para a turma.
– Em seguida, vocês devem fixar estes títulos das lições no quadro branco, para que todos possam ver.
Não tem problema se estiverem fora da ordem sequencial das lições.
– Quando todos os títulos forem apresentados e lidos, enfatizem a importância da presença dos alunos nas aulas para que possam aprender mais da Palavra de Deus.
– Depois, leiam: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”(Salmo 119:11).
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz