Dinâmica I Lição 01: A Autoridade da Bíblia

Adultos - A Supremacia das Escrituras: A inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

6 – Em seguida, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:

– Tema: A Supremacia das Escrituras: A inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus.

– Capa:

O que vemos?

Uma Bíblia aberta que emana raios de luz.

O que a figura tem a ver com o tema?

A figura apresenta a Bíblia como fonte de iluminação, nos remetendo ao que o salmista afirma “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”(Salmo 119:105).

– Comentarista: Pastor Douglas Baptista

Apresentem informações sobre ele, vejam na introdução do plano de aula(página 04) contida na lição 01. Se possível, mostrem uma foto dele.

– Lições do trimestre:

Você pode apresentá-los através da dinâmica “A Escritura” (veja abaixo).

07 – Agora, trabalhem a lição 01:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

– Apresentem o título da lição: A Autoridade da Bíblia, escrevendo no quadro branco, utilizando um marcador específico.

Quadro e marcador são recursos didáticos.

– Para iniciar, lancem a ideia da leitura anual da Bíblia

Entreguem para os alunos um plano de leitura e argumentem sobre a importância de sua realização para a vida do cristão.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Observação:

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

– Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

– Utilização de recursos didáticos: quadro branco, 01 marcador para quadro branco, papel madeira, pincel atômico, mapas e material da dinâmica;

– Método audiovisual: 02 formas de utilização do quadro branco: escrever no quadro o título da lição, mas, vocês podem escrever outras informações;

– Participação dos alunos na aula;

– Aplicação de 01 dinâmica.

Dinâmica: A Escritura Sagrada

Objetivo: Apresentar os títulos das lições do trimestre.

Material:

01 Bíblia grande

Os títulos das 13 lições digitadas

Cartolinas de diversas cores

Cola branca

Tesoura para cortar papel

Fita adesiva

Quadro branco ou outro material

Procedimento:

Antes da aula:

– Digitem os títulos das lições, recortem e colem cada um em cartolina de diversas cores.

– Coloquem os títulos das lições dentro da Bíblia, distribuindo-os ao longo de suas páginas, deixando que apareçam um pouco das cores das cartolinas.

No início da aula:

– Façam a panorâmica do trimestre e para concluí-la apresentem as lições. conforme orientações acima e as citadas abaixo.

– Apresentem a Bíblia e perguntem: Há algo diferente com esta Bíblia?

Aguardem as respostas. Certamente vão falar que há algo colorido aparecendo.

– Então, Falem: Vamos descobrir do que se trata.

– Escolham um(a) aluno(a) e entreguem a Bíblia para ele(a).

– Peçam para ele(a) comece a retirar os títulos das lições, um de cada vez, e ler para a turma.

– Em seguida, vocês devem fixar estes títulos das lições no quadro branco, para que todos possam ver.

Não tem problema se estiverem fora da ordem sequencial das lições.

– Quando todos os títulos forem apresentados e lidos, enfatizem a importância da presença dos alunos nas aulas para que possam aprender mais da Palavra de Deus.

– Depois, leiam: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”(Salmo 119:11).

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Chat
Precisa de ajuda?
EBD INTERATIVA
Olá!
Como podemos ajudar?