Dinâmica Jovens Lição 04: Vencendo os obstáculos
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”(Jo 16.33).
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Vencendo os obstáculos.
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
– Para concluir o estudo, utilizem a dinâmica “Vencendo os Obstáculos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vencendo os Obstáculos
Objetivo: Refletir sobre a confiança, a esperança e fé que devemos ter mesmo diante de dificuldades.
Material:
01 caixa que caiba os seguintes objetos:
01 figura de um rosto sorrindo
01 bala de mel
01 lenço
Um pouco de sal
01 faca
01 lixa(pedaço)
01 pedra
01 espinho
01 limão
01 coroa(feita de cartolina e papel laminado)
Procedimento:
– Passem a caixa para que alguns alunos tirem um objeto da caixa.
Se vocês quiserem fazer com todos os alunos, a quantidade dos objetos deve ser aumenta.
– Peçam para que a pessoa que pegou o objeto pense o que pode significar este objeto nas lutas da vida cristã.
Nesse momento, os alunos podem pedir ajuda ao colega do lado.
– Solicitem que os alunos socializem o que pensaram, mostrando primeiro o objeto.
Vejam o que pode representar os objetos:
Rosto sorrindo: alegria na tribulação e no momento do desfecho da situação.
Bala de mel: alegria que encontramos na Palavra de Deus: As tuas palavras são mais doces que o mel(Sl 119.103)
Lenço: para enxugar as lágrimas de tristeza, de alegria e quando oramos.
Sal: Conserva a nossa fé, confiança
Faca: corta, retirando aquilo que prejudica nossa caminhada
Lixa: retira as pequenas imperfeições
Pedra: simboliza as dificuldades do caminho ou até mesmo aquelas que são jogadas para nos atingir.
Espinho: representa o incômodo, o sofrimento
Limão: representa os azedumes, as angústias, as tristezas
Coroa: o vencedor receberá a coroa da vida(Tg 1.12)
– Para concluir, leiam:
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”(Jo 16.33).
“Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas”(Sl 34.19).
Por Sulamita Macedo.
Fonte. Atitude de aprendiz