Dinâmica Jovens Lição 12: A oração de Paulo pelos Efésios
Dinâmica: Paulo ora pelos efésios
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
– Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: A oração de Paulo pelos Efésios.
– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Para concluir, apliquem a dinâmica “Paulo ora pelos efésios”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Paulo ora pelos efésios
Objetivo: Concluir o estudo sobre a oração de Paulo pela igreja de Éfeso.
Material:
01 cartaz contendo os principais pontos da oração de Paulo(veja no procedimento)
01 rolo de fita adesiva
01 quadro para colocar o cartaz
Procedimento:
– Falem: Estudamos os pontos principais da oração intercessória de Paulo pela igreja de Éfeso, contidos em Ef 3. 16 a 19.
– Apresentem os seguintes itens que se referem a oração paulina:
Fortalecida com poder
Habitada por Cristo
Compreenda o amor de Deus
Tenha pleno desenvolvimento espiritual
– Falem: Observamos a importância de cada item para os irmãos da cidade de Éfeso(apontem para o cartaz).
– Organizem os alunos em círculo e perguntem:
Qual a importância tem cada um destes pontos para a igreja de Cristo na atualidade?
Deixem que os alunos debatam entre si, mas interfiram colocando algumas afirmações para conduzir o bom andamento da discussão.
Estipulem um tempo para esta atividade.
– Façam a conclusão, fazendo uma oração por cada aluno como participante da igreja.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz