fbpx

Dinâmica Lição 01: A Pessoa do Espírito Santo

Tesouro em Vasos de Barro

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Em seguida, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:

– Tema: O Verdadeiro Pentecostalismo – A Atualidade da Doutrina Bíblica sobre a Atuação do Espírito Santo.

– Capa:

O que vemos?

01 Bíblia aberta e 01 pomba voando por cima dela

Espírito Santo(representado na figura da pomba)

O que a figura tem a ver com o tema?

Na Bíblia encontra-se a doutrina do Espírito Santo e do Pentecostalismo.

– Comentarista: Pastor Esequias Soares

Apresentem informações sobre ele, vejam na sessão “Interagindo com o Professor” da lição 01.

Se possível, mostrem uma foto dele.

– Lições do trimestre:

Ler de forma alternada os títulos das lições, ora uma parte da turma, ora a outra.

07 – Agora, trabalhem a lição 01:

– Apresentem o título da lição: A Pessoa do Espírito Santo.

– Para iniciar o estudo, utilizando o método de Perguntas e Respostas, perguntem:

Quem é o Espírito Santo?

Anotem todas as respostas numa folha de papel madeira ou cartolina e reservem.

Falem que ao longo desta aula e das subsequentes, vocês vão acrescentando outras informações sobre o Espírito Santo, que serão citadas pelos alunos através da assimilação do conteúdo.

– Depois, apliquem a dinâmica “Tesouro em Vasos de Barro”.

– Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui!

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Tesouro em Vasos de Barro

Objetivos:

Enfatizar que temos um tesouro – o Espírito Santo, que habita em nós.

Refletir sobre as dádivas, os tesouros que recebemos de Deus.

Material:

01 vaso de barro pequeno

01 caixa revestida com papel dourado(a caixa deve caber dentro do vaso de barro)

¼ de uma folha de papel ofício com o nome Espírito Santo.

Procedimento:

– Leiam Gn 2.7a: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra…”

– Apresentem um vaso de barro e falem que este objeto representa nosso corpo, as pessoas, a humanidade.

Observação: dentro do vaso deve estar a caixa dourada.

– Falem: O homem gozava de um relacionamento precioso com Deus, mas com o pecado, o homem perdeu este tesouro (retire a caixa dourada do vaso).

O homem perdeu a comunhão com Deus e ficou separado dEle, porém Deus por seu grande amor proveu a religação, através da salvação por meio de Jesus Cristo. Há dois grupos: os que não aceitam, preferindo permanecer sem o tesouro e os que aceitam, optando pelo resgate do tesouro.

– Falem: Os que aceitam Jesus como Salvador, tem dentro de si um tesouro(coloquem a caixa dourada dentro do vaso).

– Depois leiam:

“Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós”(2 Coríntios 4:6,7).

Falem também: Desde a conversão e no caminhar cristão, o Espírito Santo vem atuando em nossas vidas e recebemos dádivas espirituais, tesouros.

– Então, retirem do vaso a caixinha dourada e peçam para que 01 aluno abra para ver o que é o tesouro. O aluno deverá ler o que contém o papel: Espírito Santo.

– Concluam, afirmando que o assunto da lição é sobre este tesouro: O Espírito Santo.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Atitude de Aprendiz

COMENTÁRIOS

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: